Ministério pre­vê re­cu­pe­ra­ção da Ca­sa de Rui Bar­bo­sa

O Estado de S. Paulo - - Política - / M.G.

• En­tre as obras pre­vis­tas pa­ra se­rem fi­nan­ci­a­das por meio do Fun­do de De­fe­sa dos Di­rei­tos Di­fu­sos, es­tá a re­cu­pe­ra­ção e am­pli­a­ção das ins­ta­la­ções da Fun­da­ção Ca­sa de Rui Bar­bo­sa, no Rio. O lo­cal man­tém 1.400 pe­ças de mo­bi­liá­rio do ju­ris­ta e escritor e sua biblioteca com 37 mil vo­lu­mes e 60 mil do­cu­men­tos, além de de­ze­nas de ar­qui­vos pes­so­ais de es­cri­to­res como Ma­nu­el Ban­dei­ra, Car­los Drum­mond de An­dra­de e Vi­ní­cius de Mo­ra­es.

A Ca­sa de Rui Bar­bo­sa foi com­pra­da pe­lo go­ver­no fe­de­ral em 1924, um ano de­pois da mor­te do ju­ris­ta. O mu­seu foi inau­gu­ra­do seis anos de­pois, em 1930.

“Nes­te ano, apro­va­mos ape­nas projetos com ór­gãos pú­bli­cos”, afir­mou a pre­si­den­te do Con­se­lho Ges­tor do fun­do, Adri­a­na Du­lius. Ela ci­ta outros exem­plos, como uma par­ce­ria com o Ministério do Meio Am­bi­en­te pa­ra tratamento de re­sí­du­os só­li­dos e con­ser­va­ção de áre­as ver­des nos mu­ni­cí­pi­os. O di­nhei­ro deve ser­vir ain­da pa­ra o Ban­co Cen­tral de­sen­vol­ver ma­te­ri­al di­dá­ti­co de edu­ca­ção fi­nan­cei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.