Ame­ri­ca­no des­ban­ca bra­si­lei­ros no ska­te

Lí­der no ran­king, Hei­ma­na Reynolds, de 21 anos, é cam­peão em SP

O Estado de S. Paulo - - Esportes - An­dre­za Gal­de­a­no

Das 32 na­ci­o­na­li­da­des di­fe­ren­tes que dis­pu­ta­ram o Mun­di­al de Ska­te Park, em São Paulo, no Par­que Cân­di­do Por­ti­na­ri, foi a ban­dei­ra dos EUA que tre­mu­lou on­tem. O lí­der do ran­king mun­di­al Hei­ma­na Reynolds, de 21 anos, te­ve a melhor apre­sen­ta­ção na fi­nal e des­ban­cou os bra­si­lei­ros do lu­gar mais al­to do pó­dio. Em sua úl­ti­ma volta, Pe­dro Bar­ros, um dos fa­vo­ri­tos da com­pe­ti­ção, aca­bou cain­do na pis­ta e o título fi­cou com o ri­val norte- ame­ri­ca­no.

Ape­sar de ser es­tran­gei­ro, o que não fal­tou pa­ra Reynolds, que so­mou 80 mil pon­tos na cor­ri­da olím­pi­ca, foi apoio dos bra­si­lei­ros. Com as ar­qui­ban­ca­das lo­ta­das e o tor­ce­dor fi­xan­do o olhar em sua apre­sen­ta­ção, ele le­vou os aman­tes do ska­te à lou­cu­ra ao con­quis­tar o ou­ro de­pois de apre­sen­tar ma­no­bras ou­sa­das e pre­ci­sas. Ele com­pe­tiu de to­ca ver­me­lha e sem ca­mi­sa. Dois bra­si­lei­ros com­ple­ta­ram o pó­dio na grande fi­nal.

“É ma­ra­vi­lho­so es­tar no Brasil. A ga­le­ra apoi­ou mui­to. Es­tou fe­liz. No co­me­ço foi um pou­co frus­tran­te porque eu não fui mui­to bem na pri­mei­ra des­ci­da e aca­bei fi­can­do ir­ri­ta­do. Mas o pu­bli­cou co­me­çou a me apoi­ar e dar ener­gia. Eu vol­tei e con­se­guir fa­zer o meu melhor”, dis­se o ame­ri­ca­no, que ga­ran­tiu 88 pon­tos em sua melhor volta.

Do Brasil, o ga­ro­to vai le­var pa­ra o Ha­vaí, on­de mo­ra nos EUA, o sa­bor da co­mi­da, como o ar­roz com fei­jão e o açaí.

Reynolds já es­ta­va na liderança do ran­king mun­di­al an­tes de entrar na pis­ta. Ago­ra, ele pra­ti­ca­men­te ga­ran­tiu vaga na Olim­pía­da

de Tó­quio. “O úni­co pla­no é se­guir nos tor­nei­os e ga­nhar tí­tu­los”, dis­se o ska­tis­ta.

Reynolds te­ve como melhor pon­tu­a­ção uma no­ta 88 nas qua­tro vol­tas. Em se­gun­do lu­gar fi­cou Lui­zi­nho Francisco com 85,5 e, na sequên­cia, Pe­dro Quin­tas, que foi fes­te­ja­do por seus ami­gos porque não era um dos co­ta­dos ao pó­dio. Fez 85 pon­tos e fi­cou em ter­cei­ro.

Pe­dro Bar­ros, considerad­o o melhor bra­si­lei­ro do Park, não con­se­guiu de­fen­der seu título e ter­mi­nou a com­pe­ti­ção na sex­ta po­si­ção, com 84,5 pon­tos em sua melhor volta. Nas ou­tras, ele não com­ple­tou – na pri­mei­ra de­las che­gou a bater a ca­be­ça ao cair. Mas se­guiu na dis­pu­ta.

São Paulo também se­rá pal­co do Mun­di­al de Stre­et des­te ano. A com­pe­ti­ção te­rá iní­cio na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra e vai até o dia 22, no Anhem­bi. Por lá, as es­tre­las bra­si­lei­ras con­fir­ma­das no even­to são: Pa­me­la Rosa, nú­me­ro um do ran­king, Rays­sa Le­al, se­gun­da, e Le­tí­cia Bu­fo­ni, quar­ta. No mas­cu­li­no, Kel­vin Ho­e­fler, com cin­co tí­tu­los mun­di­ais, é uma das atra­ções.

O Mun­di­al Park é considerad­o o mais im­por­tan­te do ano pa­ra os ska­tis­tas, já que a com­pe­ti­ção ga­ran­te a mai­or pon­tu­a­ção no ran­king. O pró­xi­mo even­to no Brasil vai acon­te­cer em no­vem­bro, no iní­cio da se­gun­da ja­ne­la olím­pi­ca, no Rio. A dis­pu­ta Park se­rá re­a­li­za­da na Pra­ça do Ó, na Bar­ra da Ti­ju­ca, zo­na oes­te da ci­da­de. Os ven­ce­do­res po­de­rão so­mar 40 mil pon­tos.

Fe­mi­ni­no. A fes­ta das me­ni­nas foi fei­ta com a do­bra­di­nha do Ja­pão no sá­ba­do. Mi­su­gu Oka­mo­to, de 13 anos, le­vou o título, e sua com­pa­tri­o­ta Sa­ku­ra Yo­so­zu­mi ga­ran­tiu a se­gun­da co­lo­ca­ção. O bronze foi pa­ra a bri­tâ­ni­ca Sky Brown, de 11 anos, que vi­rou o xo­dó dos bra­si­lei­ros.

FOTOS FE­LI­PE RAU/ESTADÃO

1.

3. 1. Hei­ma­na Reynolds. Ame­ri­ca­no em ma­no­bra pa­ra ficar com o título em SP 2. Aé­reo. Lui­zi­nho Francisco em ma­no­bra que lhe va­leu o se­gun­do lu­gar no Park 3. No pó­dio. Lui­zi­nho e Pe­dro, en­tre o cam­peão, fes­te­jam pon­tos so­ma­dos pa­ra a Olim­pía­da

2.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.