Fa­chin ar­qui­va tre­chos da de­la­ção de Léo Pi­nhei­ro

O Estado de S. Paulo - - Política - BRA­SÍ­LIA R.M.M. /

O re­la­tor da Ope­ra­ção La­va Ja­to no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, ar­qui­vou tre­chos da de­la­ção pre­mi­a­da do ex-pre­si­den­te da OAS Léo Pi­nhei­ro que men­ci­o­na­vam o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), o mi­nis­tro do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) Hum­ber­to Martins, o pre­si­den­te do Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU), Jo­sé Mú­cio Mon­tei­ro, e um dos ir­mãos do pre­si­den­te do Su­pre­mo, mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li.

Se­gun­do o Es­ta­do apu­rou, a pro­cu­ra­do­ra-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ra­quel Dod­ge, ale­gou ao Su­pre­mo que, nes­ses ca­sos, não ha­via ele­men­tos su­fi­ci­en­tes pa­ra jus­ti­fi­car a aber­tu­ra de uma in­ves­ti­ga­ção. O acor­do de co­la­bo­ra­ção pre­mi­a­da en­tre Pi­nhei­ro e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral foi ho­mo­lo­ga­do por Fa­chin na se­ma­na pas­sa­da.

O en­ten­di­men­to da pro­cu­ra­do­ra so­bre a de­la­ção do ex-pre­si­den­te da OAS pro­vo­cou no iní­cio des­te mês a mai­or bai­xa de sua ges­tão na Pro­cu­ra­do­ria com a en­tre­ga co­le­ti­va de car­gos en­tre pro­cu­ra­do­res que in­ves­ti­gam ca­sos da La­va Ja­to. O epi­só­dio mar­cou mais uma cri­se in­ter­na na ges­tão de Ra­quel, que se tor­nou al­vo de in­sa­tis­fa­ção no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co.

Em ju­lho, o ex-co­or­de­na­dor da La­va Ja­to, Jo­sé Al­fre­do, ha­via aban­do­na­do o pos­to, tam­bém em de­sa­cor­do com a atu­a­ção da pro­cu­ra­do­ra-ge­ral. Em mar­ço, os pro­cu­ra­do­res Pa­blo Cou­ti­nho Bar­re­to e Vi­tor Sou­za Cu­nha, que eram che­fes da Se­cre­ta­ria de Pe­rí­cia, Pes­qui­sa e Aná­li­se, ha­vi­am tam­bém pe­di­do des­li­ga­men­to da fun­ção.

‘Juí­zo Fi­nal’. Léo Pi­nhei­ro foi pre­so pe­la pri­mei­ra vez na Ope­ra­ção Juí­zo Fi­nal, 7.ª fa­se da La­va Ja­to, em no­vem­bro de 2014. O em­pre­sá­rio foi pa­ra a pri­são do­mi­ci­li­ar, por or­dem do Su­pre­mo, mas vol­tou pa­ra o re­gi­me fe­cha­do em 5 de se­tem­bro de 2016. O em­prei­tei­ro tem cin­co con­de­na­ções na La­va Ja­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.