Ci­ro vin­cu­la tá­ti­ca do PT pró-Lu­la a sé­rie de der­ro­tas

O Estado de S. Paulo - - Política - Le­o­nar­do Au­gus­to ES­PE­CI­AL PA­RA O ES­TA­DO BE­LO HO­RI­ZON­TE

Can­di­da­to à Pre­si­dên­cia der­ro­ta­do pe­lo PDT em 2018, o ex-mi­nis­tro Ci­ro Go­mes dis­se que o “cam­po pro­gres­sis­ta” per­de­rá as pró­xi­mas três ou qua­tro elei­ções ca­so o que ele cha­ma de “bu­ro­cra­cia do PT” man­te­nha uma es­tra­té­gia em “no­me da di­re­ção im­pe­ri­al” do ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va.

“O PT são vá­ri­os PTs. E é im­por­tan­te que vo­cê en­ten­da es­sa pre­mis­sa pa­ra o ra­ci­o­cí­nio que vou ela­bo­rar. Es­ta bu­ro­cra­cia do PT e a es­tra­té­gia que es­sa bu­ro­cra­cia es­tá fa­zen­do em no­me da di­re­ção im­pe­ri­al do Lu­la é cer­te­za da der­ro­ta do cam­po pro­gres­sis­ta no Bra­sil ago­ra e pe­las pró­xi­mas três ou qua­tro elei­ções”, afir­mou o ex-mi­nis­tro ao Es­ta­do, que veio a Be­lo Ho­ri­zon­te par­ti­ci­par da fi­li­a­ção ao PDT da pro­fes­so­ra Du­da Sa­la­bert, a pri­mei­ra tran­se­xu­al a se can­di­da­tar ao Se­na­do, nas elei­ções do ano pas­sa­do – ela es­ta­va sem par­ti­do des­de que des­fi­li­ou do PSOL.

Ele dis­se que os go­ver­nos do PT ge­ra­ram “cor­rup­ção ge­ne­ra­li­za­da” e cri­se econô­mi­ca.

Co­mo mos­trou a Co­lu­na do Es­ta­dão, cres­ceu en­tre po­lí­ti­cos e ana­lis­tas a per­cep­ção que Ci­ro de­ci­diu ra­di­ca­li­zar o dis­cur­so de de­fe­sa da de­mo­cra­cia e rom­per com a “fren­te de es­quer­da”. “Ago­ra nin­guém mais vai en­ga­nar nin­guém por­que o que eu ti­nha pa­ra dar de en­go­lir, de ter que fa­zer si­lên­cio em no­me da uni­da­de, eles aca­ba­ram de li­qui­dar.”

O ex-mi­nis­tro afir­mou que PT e Bol­so­na­ro são “ri­go­ro­sa­men­te as du­as fa­ces da mes­ma mo­e­da”. Ele ci­ta que Bol­so­na­ro, di­an­te da que­da de sua po­pu­la­ri­da­de, afir­ma que, se er­rar, o “PT po­de vol­tar”. “No mes­mo dia, a Glei­si Hoff­mann, que in­ter­pre­ta es­se PT cor­rup­to e in­com­pe­ten­te, que é uma pau man­da­do do Lu­la, sem ne­nhum ti­po de ati­tu­de crí­ti­ca, diz que vai ser ‘nós con­tra o Bol­so­na­ro’. En­quan­to is­so al­guém ilu­de o (go­ver­na­dor do Ma­ra­nhão) Flávio Di­no (PC­doB), al­guém fa­la em uni­da­de co­mi­go, e tal.”

So­bre o pe­di­do de des­cul­pas do de­pu­ta­do Ale­xan­dre Fro­ta (PSDB-SP), Ci­ro diz que não iria atri­buir “re­le­vân­cia po­lí­ti­ca a is­so”, mas que vê um ges­to “mui­to no­bre”.“Acei­to­as­des­cul­pas”.Fro­ta, que saiu do PSL, dis­se que Ci­ro “ti­nha ra­zão so­bre Bol­so­na­ro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.