O Estado de S. Paulo

Liga dos Campeões tem início com 69 brasileiro­s em campo

Futebol. Fase de grupos começa hoje e 27 dos 32 times possuem em seus elencos jogadores do País, contra só um técnico

- Guilherme Amaro

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começa hoje recheada de brasileiro­s. São 69 jogadores distribuíd­os em 27 dos 32 times que disputarão o título do principal torneio de clubes do Velho Continente. O recordista neste quesito é o Shakhtar Donetsk. O clube ucraniano tem quase um time inteiro verde e amarelo: são dez jogadores nascidos no País.

Os únicos clubes que não possuem brasileiro­s são Borussia Dortmund, da Alemanha; Inter de Milão, da Itália; Brugge, da Bélgica; Dínamo Zagreb, da Croácia; e Slavia Praga, da República Checa.

Se dentro de campo o Brasil estará bem representa­do, fora das quatro linhas o cenário é bem diferente. Há apenas um técnico nascido no País que comandará uma equipe na fase de grupos da Liga dos Campeões: Sylvinho, que era auxiliar da seleção e foi contratado em maio pelo Lyon, da França.

Sylvinho, aliás, tem à disposição cinco jogadores brasileiro­s no elenco do Lyon. Dentre eles o volante Jean Lucas, que foi vendido na janela do meio desta temporada ao clube francês. “Será a realização de um sonho jogar a Liga dos Campeões”, afirmou o atleta de 21 anos, exFlamengo e Santos.

O atual campeão é o Liverpool, da Inglaterra, que conta com três brasileiro­s em seu elenco. O atacante Roberto Firmino analisou o que o time tem de fazer para defender o título nesta temporada. “Por chegarmos como os atuais campeões, acredito que entraremos com uma responsabi­lidade a mais. Só não podemos deixar que isso mude a nossa forma de jogar.”

A primeira rodada será complement­ada amanhã. A final da competição ocorrerá no dia 30 de maio de 2020, em Istambul, na Turquia. O Brasil só não estará representa­do na disputa pela “Taça Orelhuda” se uma grande zebra acontecer.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil