Li­ga dos Cam­peões tem iní­cio com 69 bra­si­lei­ros em cam­po

Fu­te­bol. Fa­se de gru­pos co­me­ça ho­je e 27 dos 32 ti­mes pos­su­em em seus elen­cos jo­ga­do­res do País, con­tra só um téc­ni­co

O Estado de S. Paulo - - Esportes - Guilherme Ama­ro

A fa­se de gru­pos da Li­ga dos Cam­peões da Eu­ro­pa co­me­ça ho­je re­che­a­da de bra­si­lei­ros. São 69 jo­ga­do­res dis­tri­buí­dos em 27 dos 32 ti­mes que dis­pu­ta­rão o tí­tu­lo do prin­ci­pal tor­neio de clu­bes do Ve­lho Con­ti­nen­te. O re­cor­dis­ta nes­te que­si­to é o Shakh­tar Do­netsk. O clu­be ucra­ni­a­no tem qua­se um ti­me in­tei­ro ver­de e ama­re­lo: são dez jo­ga­do­res nas­ci­dos no País.

Os úni­cos clu­bes que não pos­su­em bra­si­lei­ros são Bo­rus­sia Dort­mund, da Ale­ma­nha; In­ter de Mi­lão, da Itá­lia; Brug­ge, da Bél­gi­ca; Dí­na­mo Za­greb, da Croá­cia; e Sla­via Pra­ga, da Re­pú­bli­ca Che­ca.

Se den­tro de cam­po o Bra­sil es­ta­rá bem re­pre­sen­ta­do, fo­ra das qua­tro li­nhas o ce­ná­rio é bem di­fe­ren­te. Há ape­nas um téc­ni­co nas­ci­do no País que co­man­da­rá uma equi­pe na fa­se de gru­pos da Li­ga dos Cam­peões: Syl­vi­nho, que era au­xi­li­ar da se­le­ção e foi con­tra­ta­do em maio pe­lo Lyon, da Fran­ça.

Syl­vi­nho, aliás, tem à dis­po­si­ção cin­co jo­ga­do­res bra­si­lei­ros no elen­co do Lyon. Den­tre eles o vo­lan­te Je­an Lu­cas, que foi ven­di­do na ja­ne­la do meio des­ta tem­po­ra­da ao clu­be fran­cês. “Se­rá a re­a­li­za­ção de um so­nho jo­gar a Li­ga dos Cam­peões”, afir­mou o atle­ta de 21 anos, exF­la­men­go e San­tos.

O atu­al cam­peão é o Li­ver­po­ol, da In­gla­ter­ra, que con­ta com três bra­si­lei­ros em seu elen­co. O ata­can­te Ro­ber­to Fir­mi­no ana­li­sou o que o ti­me tem de fa­zer pa­ra de­fen­der o tí­tu­lo nes­ta tem­po­ra­da. “Por che­gar­mos co­mo os atu­ais cam­peões, acre­di­to que en­tra­re­mos com uma res­pon­sa­bi­li­da­de a mais. Só não po­de­mos dei­xar que is­so mu­de a nos­sa for­ma de jo­gar.”

A pri­mei­ra rodada se­rá com­ple­men­ta­da ama­nhã. A fi­nal da com­pe­ti­ção ocor­re­rá no dia 30 de maio de 2020, em Is­tam­bul, na Tur­quia. O Bra­sil só não es­ta­rá re­pre­sen­ta­do na dis­pu­ta pe­la “Ta­ça Ore­lhu­da” se uma gran­de ze­bra acon­te­cer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.