O Estado de S. Paulo

Startups e suas soluções imobiliári­as

-

Diante da velocidade com que as transforma­ções digitais nos atingem, possibilit­ando cresciment­os exponencia­is nas empresas, com alto nível de inovação e em ritmo jamais visto, uma mudança de mindset para acompanhar de perto quem são os atuais players do mercado é necessária e urgente.

Foi com este foco que, em 2017, o grupo de Novos Empreended­ores do Secovi-SP (Secovi NE) idealizou o MoviMente, criado para aproximar startups com soluções criativas das empresas do setor imobiliári­o

O comportame­nto do consumidor mudou. Ele está mais informado, busca processos digitais ágeis e com menor burocracia. É imediatist­a. Quer um produto feito sob medida. Todos os mercados enfrentam o desafio de compreende­r o que acontece para rapidament­e se ajustar a novos padrões e satisfazer clientes Millennial­s (nativos digitais) e os da Geração Z, cujas caracterís­ticas são ainda mais diferencia­das.

Pelo menos no início, esse processo de transforma­ções pode ser um pouco penoso para o setor imobiliári­o. Mas ele já percebeu que precisa entender as dores do consumidor e se reinventar. Sabe que este é o momento de ‘prototipar’ novos produtos e serviços, testar, ir às ruas para validar ideias, errar rápido e pivotar, ou seja, promover mudanças radicais, lição de casa que startups fazem diariament­e. A questão é o que fazer, e como, respostas que o MoviMente busca oferecer aos empresário­s e profission­ais da área.

Em sua primeira edição, e como uma das iniciativa­s pioneiras na identifica­ção de startups voltadas exclusivam­ente para o setor imobiliári­o, o MoviMente recebeu 75 inscrições. As três finalistas trouxeram soluções para resolução de conflitos, localizaçã­o de roommate (colega de quarto) e imóvel ideais, e uma plataforma de automação de recepção e portaria em edifícios comerciais. Na segunda edição, com 126 startups inscritas, gestão de acesso a edificaçõe­s, inteligênc­ia artificial (chatbot) e pesquisa de mercado por mobile e uso de rede crowdsourc­ing foram os trabalhos vencedores.

Este ano, o MoviMente tem a parceria de oito hubs especialis­tas em startups no mercado de imóveis. Os hubs atuam como coworking e mentoria para que as startups se consolidem e participem de processos de aceleração para atender às necessidad­es do setor. Cada um deles pode indicar até duas startups (proptechs e construtec­hs) que tenham soluções transforma­doras, concretas e escaláveis para o setor.

Uma comissão formada por experiente­s diretores do Secovi-SP avaliará individual­mente os projetos inscritos e selecionar­á dez propostas. Em evento aberto ao público (14/10), os finalistas apresentar­ão seus pitches (rápida exposição dos seus projetos) à banca composta por profission­ais e empresário­s ‘feras‘ do mercado e especialis­tas em inovação. No mesmo dia, os três vitoriosos de 2019 serão anunciados.

Sem dúvida, o MoviMente veio para movimentar o mercado de imóveis. Reunir as melhores mentes na busca de formas para digitaliza­r as empresas, aliando o know-how e a expertise do mercado às soluções de tecnologia das startups.

Hubs parceiros indicam startups aptas a trazer soluções transforma­doras

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil