Navio re­ple­to de car­ros vi­ra

O Estado de S. Paulo - - JornaldoCa­rro -

Um navio com cer­ca de 4 mil car­ros no­vos tom­bou e pe­gou fo­go na cos­ta do Es­ta­do da Ge­or­gia, nos EUA, no pri­mei­ro fim de semana de se­tem­bro. O Gol­den Ray le­va­va mo­de­los da Kia e da Hyun­dai e ti­nha como des­ti­no fi­nal o Ori­en­te Mé­dio. Lo­go após o aci­den­te, 20 tri­pu­lan­tes, in­cluin­do o ca­pi­tão, fo­ram res­ga­ta­dos pe­la Guar­da Cos­tei­ra dos EUA. Ou­tros quatro sul-coreanos que fi­ca­ram pre­sos na ca­sa de má­qui­nas fo­ram re­ti­ra­dos do navio na ter­ça-fei­ra pas­sa­da.

As cau­sas do tom­ba­men­to do car­guei­ro ain­da não fo­ram es­cla­re­ci­das. O Gol­den Ray é um dos 60 na­vi­os da frota da Hyun­dai Glo­vis e tem ca­pa­ci­da­de pa­ra le­var 6.933 veí­cu­los. A em­bar­ca­ção ha­via saí­do da Co­reia do Sul e, an­tes de che­gar ao Ori­en­te Mé­dio, dei­xa­ria parte da carga nos EUA.

O Gol­den Ray ha­via pa­ra­do em Brunswick, na Ge­or­gia, pa­ra des­car­re­gar. Lo­go após par­tir em di­re­ção a Bal­ti­mo­re, on­de fa­ria uma no­va en­tre­ga, o navio tom­bou.

Brunswick é um dos prin­ci­pais por­tos de trans­por­te de au­to­mó­veis dos Estados Unidos. Anu­al­men­te, mais de 600 mil veí­cu­los e má­qui­nas pe­sa­das são mo­vi­men­ta­das em su­as do­cas. O in­ci­den­te com o navio le­vou ao fe­cha­men­to do por­to, o mais pró­xi­mo à po­si­ção on­de a em­bar­ca­ção vi­rou.

A cos­ta da Ge­or­gia foi um dos lo­cais atingidos pe­lo fu­ra­cão Do­ri­an. A tem­pes­ta­de pas­sou pe­la re­gião ain­da como fu­ra­cão, an­tes de per­der for­ça e ser re­clas­si­fi­ca­da como ci­clo­ne ex­tra­tro­pi­cal. O navio tem ban­dei­ra das Ilhas Marshall.

US COST GUARD

O Gol­den Ray, que pode le­var 6.933 veí­cu­los, tom­bou nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.