‘Nin­guém vai bri­gar com nin­guém’, diz Bol­so­na­ro

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - / MA­TEUS VAR­GAS e MA­RI­A­NA HAUBERT

• O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro dis­se on­tem que “está na ca­ra” que se­rá “co­bra­do” du­ran­te par­ti­ci­pa­ção na As­sem­bleia-Ge­ral da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) na próxima se­ma­na, em No­va York. Se­gun­do Bol­so­na­ro, ele é ata­ca­do de “for­ma vi­ru­len­ta” por al­guns paí­ses que o apon­tam co­mo “res­pon­sá­vel pe­las quei­ma­das pe­lo Bra­sil”. Mas pon­de­rou: “Fi­quem tran­qui­los, nin­guém vai bri­gar com nin­guém”.

A cri­se das quei­ma­das está sen­do mar­ca­da pela re­a­ção in­ter­na­ci­o­nal. Uma das pri­mei­ras au­to­ri­da­des a le­van­tar o te­ma foi o pre­si­den­te fran­cês, Em­ma­nu­el Ma­cron, que de­man­dou ações de pre­ser­va­ção da flo­res­ta. Ele e Bol­so­na­ro se en­vol­ve­ram em vá­ri­as fa­las po­lê­mi­cas.

O pre­si­den­te dis­se ain­da on­tem “sa­ber” que po­de­rá ter pro­ble­mas du­ran­te as­sem­bleia. “É na­tu­ral, mas vo­cês te­rão pre­si­den­te fa­lan­do com co­ra­ção e so­bre a so­be­ra­nia na­ci­o­nal”, dis­se. “Sa­be­mos que qu­ei­ma­da tem to­do ano, até por uma ques­tão de tra­di­ção”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.