PF in­di­cia 13 em investigaç­ão de Bru­ma­di­nho

Se­te fun­ci­o­ná­ri­os da Va­le e seis da Tüv Süd são acu­sa­dos de fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e pro­du­ção de do­cu­men­tos fal­sos; pe­na é de até 6 anos e sus­pei­tos ne­gam re­la­ção com rom­pi­men­to. De­le­ga­do diz ter elementos tam­bém pa­ra acusação por cri­me cul­po­so

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Le­o­nar­do Au­gus­to ES­PE­CI­AL PA­RA O ES­TA­DO BE­LO HO­RI­ZON­TE

A Po­lí­cia Fe­de­ral in­di­ci­ou 13 pes­so­as por fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e frau­de de do­cu­men­tos no pro­ces­so que apura o rom­pi­men­to da bar­ra­gem de Bru­ma­di­nho (MG), que dei­xou 249 mor­tos e 21 de­sa­pa­re­ci­dos. São 7 fun­ci­o­ná­ri­os da Va­le e 6 da con­sul­to­ria Tüv Süd.

A Po­lí­cia Fe­de­ral in­di­ci­ou se­te fun­ci­o­ná­ri­os da Va­le e seis da em­pre­sa de con­sul­to­ria Tüv Süd por fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e pro­du­ção de do­cu­men­tos fal­sos, por três ve­zes, em pro­ces­so que in­ves­ti­ga o rom­pi­men­to da re­pre­sa de Bru­ma­di­nho em ja­nei­ro, que dei­xou 249 mor­tos e 21 de­sa­pa­re­ci­dos. Em ou­tra ação, tam­bém so­bre a rup­tu­ra da es­tru­tu­ra, a PF já tem con­di­ções de apre­sen­tar in­di­ci­a­men­tos, no mí­ni­mo, por ho­mi­cí­dio cul­po­so, quando não há a in­ten­ção de ma­tar, contra in­ves­ti­ga­dos ain­da não de­fi­ni­dos. “Nes­te ca­so, é pre­ci­so es­pe­rar as pe­rí­ci­as”, afir­mou o de­le­ga­do Luís Au­gus­to Pes­soa.

En­tre os in­di­ci­a­dos por fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e apre­sen­ta­ção de do­cu­men­to fal­so es­tá o exe­cu­ti­vo da Tüv Süd na se­de da em­pre­sa na Alemanha, Chris Pe­ter Mayer, res­pon­sá­vel pe­las ope­ra­ções da com­pa­nhia no Bra­sil. A Tüv Süd atua na área de con­sul­to­ria e é a res­pon­sá­vel pe­la emis­são do lau­do de es­ta­bi­li­da­de da bar­ra­gem.

Ne­nhum in­te­gran­te do al­to es­ca­lão da Va­le es­tá en­tre os in­di­ci­a­dos. O gru­po é for­ma­do por res­pon­sá­veis ou fun­ci­o­ná­ri­os dos se­to­res de ge­o­tec­nia de ges­tão de ris­cos e ge­o­tec­nia ope­ra­ci­o­nal da em­pre­sa. São Ale­xan­dre de Paula Cam­pa­nha, Ma­ri­le­ne Cris­ti­na de Oliveira, Fe­li­pe Figueiredo Ro­cha, Washing­ton Pi­re­te da Sil­va, Cé­sar Au­gus­to Grand­champ, Cris­ti­na Luí­za da Sil­va Ma­lhei­ros e An­drea Le­al Lou­rei­ro. Na Tüv Süd, os in­di­ci­a­dos são, além de Mayer, Ma­ko­to Nam­ba, An­dré Yas­su­da, que as­si­nam os do­cu­men­tos de es­ta­bi­li­da­de, Mar­lí­sio Ce­cí­lio de Oliveira, Ar­sê­nio Ne­gro Jú­ni­or e Ana Paula To­le­do Ruiz.

As in­ves­ti­ga­ções apon­ta­ram que to­dos os fun­ci­o­ná­ri­os da Va­le in­di­ci­a­dos ti­nham co­nhe­ci­men­to so­bre pro­ble­mas de es­ta­bi­li­da­de da em­pre­sa e, ain­da as­sim, não fi­ze­ram na­da pa­ra evi­tar a tra­gé­dia. “Os se­to­res sa­bi­am iden­ti­fi­car ris­cos, mas não sa­bi­am o que fa­zer de­pois dis­so”, afir­mou Pes­soa.

Os cri­mes fo­ram co­me­ti­dos, con­for­me as in­ves­ti­ga­ções, em ju­nho e por du­as ve­zes em se­tem­bro

de 2018, du­ran­te en­vio de do­cu­men­tos a au­to­ri­da­des da Agên­cia Na­ci­o­nal de Pro­du­ção Mi­ne­ral (DNPM) e da Fun­da­ção Es­ta­du­al de Meio Am­bi­en­te (Fe­am). O cri­me de fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e pro­du­ção de do­cu­men­to fal­so é pu­ni­do com pri­são de 3 a 6 anos. No ca­so, mul­ti­pli­ca­do por três.

Ao lon­go das in­ves­ti­ga­ções fo­ram ou­vi­das 80 pes­so­as. As apu­ra­ções de cri­mes contra a vi­da e am­bi­en­tal pros­se­guem. Con­for­me Pes­soa, o fa­to de a di­re­to­ria da Va­le não ter si­do in­di­ci­a­da nes­ta fa­se não in­di­ca que is­so não po­de­rá ocor­rer. O que fal­ta pa­ra a con­clu­são das in­ves­ti­ga­ções em re­la­ção aos cri­mes contra a vi­da e am­bi­en­tais são pe­rí­ci­as so­bre­tu­do em re­la­ção à pos­si­bi­li­da­de de li­que­fa­ção da bar­ra­gem, prin­ci­pal li­nha de investigaç­ão da PF. Os mo­ti­vos que po­dem ter le­va­do a is­so es­tão sen­do ave­ri­gua­dos. “Pa­ra ho­mi­cí­dio cul­po­so já há elementos pa­ra in­di­ci­a­men­to. Pa­ra do­lo­so (in­ten­ci­o­nal) é pre­ci­so aguar­dar as pe­rí­ci­as”, pon­tu­ou Pes­soa.

Co­o­pe­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal. A PF vai bus­car acor­dos de co­o­pe­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal pa­ra ou­vir o exe­cu­ti­vo Chris Pe­ter Mayer, da Tüv Süd na Alemanha. O re­pre­sen­tan­te da em­pre­sa se re­cu­sou a pres­tar de­poi­men­to à cor­po­ra­ção. “Não te­nho ju­ris­di­ção lá”, dis­se Pes­soa. Mayer foi in­di­ci­a­do por­que as in­ves­ti­ga­ções mos­tra­ram que o exe­cu­ti­vo foi con­sul­ta­do por Ar­sê­nio Ne­gro Jú­ni­or, consultor con­tra­ta­do da Tüv Süd tam­bém in­di­ci­a­do, so­bre a emis­são de lau­do que não cor­res­pon­dia à re­al situação da bar­ra­gem.

A sus­pei­ta é de que a em­pre­sa ti­nha in­te­res­se em manter ne­gó­ci­os com a Va­le. En­tre 2017 e 2018, cin­co con­tra­tos ren­de­ram à em­pre­sa de con­sul­to­ria R$ 6,4 milhões. So­bre os in­di­ci­a­men­tos, a Va­le in­for­mou que “to­mou co­nhe­ci­men­to” e “ava­li­a­rá de­ta­lha­da­men­te o in­tei­ro te­or do re­la­tó­rio po­li­ci­al an­tes de qual­quer ma­ni­fes­ta­ção de mé­ri­to, res­sal­tan­do ape­nas que a em­pre­sa e seus exe­cu­ti­vos con­ti­nu­a­rão con­tri­buin­do com as au­to­ri­da­des e res­pon­de­rão às acu­sa­ções no mo­men­to e am­bi­en­te opor­tu­nos.” A Tüv Süd não vai co­men­tar o as­sun­to.

O ad­vo­ga­do Mar­ce­lo Le­o­nar­do, que re­pre­sen­ta Cris­ti­na Ma­lhei­ros e An­drea Le­al Lou­rei­ro Dor­nas, afir­mou que o in­di­ci­a­men­to é ati­vi­da­de pro­vi­só­ria. “Va­mos aguar­dar a ma­ni­fes­ta­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co”, dis­se. Au­gus­to Arruda Bo­te­lho, da de­fe­sa de Ma­ko­to Nam­ba, An­dré Yas­su­da e Mar­lí­sio Ce­cí­lio de Oliveira, ale­gou que “o re­la­tó­rio apre­sen­ta­do pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral fa­lha ao in­ter­pre­tar con­cei­tos bá­si­cos so­bre a en­ge­nha­ria de bar­ra­gens e che­ga, por­tan­to, a uma con­clu­são equi­vo­ca­da”. A reportagem não con­se­guiu con­ta­to com as de­fe­sas dos de­mais acu­sa­dos.

WILTON JU­NI­OR/ ESTADÃO–28/1/2019

Res­ga­te. Bom­bei­ros con­ti­nu­am bus­cas na área da tra­gé­dia de ja­nei­ro, que dei­xou 249 mor­tos e 21 de­sa­pa­re­ci­dos; pa­ra PF, ha­via in­for­ma­ções so­bre risco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.