‘ERA UMA PES­SOA QUERIDÍSSI­MA’

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Fe­li­pe Fra­zão / BRA­SÍ­LIA

Can­di­da­to a em­bai­xa­dor nos EUA, Edu­ar­do Bol­so­na­ro pôs o bus­to do Ba­rão do Rio Bran­co em des­ta­que no ple­ná­rio da Co­mis­são de Re­la­ções Ex­te­ri­o­res da Câ­ma­ra. O de­pu­ta­do dis­se que tem as­sis­ti­do a ví­de­os no YouTu­be e li­do li­vros so­bre o Bra­sil.

Ode­pu­ta­do Edu­ar­do Bol­so­na­ro (PSLSP) re­ti­rou o bus­to do Ba­rão do Rio Bran­co do “fundão”. Ago­ra, quem en­tra no ple­ná­rio da Co­mis­são de Re­la­ções Ex­te­ri­o­res e De­fe­sa Na­ci­o­nal da Câ­ma­ra po­de se de­pa­rar com o fi­lho do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro sen­ta­do à fren­te da ima­gem do pa­tro­no da di­plo­ma­cia na­ci­o­nal, Jo­sé Maria da Sil­va Pa­ra­nhos Jú­ni­or, o Ba­rão do Rio Bran­co. O bus­to, de me­tal, foi ins­ta­la­do per­to da me­sa di­re­to­ra da co­mis­são. “Era uma pes­soa queridíssi­ma, en­tão es­tá aqui a jus­ta ho­me­na­gem”, dis­se Edu­ar­do na quar­ta-fei­ra pas­sa­da.

O de­pu­ta­do, que bus­ca apoio no Se­na­do pa­ra sua in­di­ca­ção co­mo em­bai­xa­dor do Bra­sil nos Es­ta­dos Uni­dos, so­fre re­sis­tên­cia dos “ita­ma­ra­te­cas” – co­mo são ape­li­da­dos jo­co­sa­men­te os ser­vi­do­res do Ita­ma­raty – por não ser di­plo­ma­ta. O anún­cio do pre­si­den­te de que in­di­ca­ria o fi­lho pa­ra Washing­ton, a em­bai­xa­da mais co­bi­ça­da e tra­di­ci­o­nal­men­te ocu­pa­da por di­plo­ma­tas ex­pe­ri­en­tes, foi vis­to co­mo ges­to de des­pre­zo à car­rei­ra.

A “ho­me­na­gem” ao Ba­rão do Rio Bran­co veio acom­pa­nha­da de uma de­mons­tra­ção de de­di­ca­ção aos es­tu­dos de His­tó­ria. Edu­ar­do afir­mou que tem as­sis­ti­do a ví­de­os no YouTu­be e li­do li­vros so­bre o Bra­sil. “(O ba­rão) Já foi de­pu­ta­do, igual a nós, de­pu­ta­do-ge­ral pe­lo Ma­to Gros­so. Aju­dou seu pai, Vis­con­de de Rio Bran­co, na con­fec­ção do tra­ta­do que fi­na­li­zou a Guer­ra do Pa­ra­guai, em 1870. De­pois, aju­dou San­ta Catarina e Pa­ra­ná, na ques­tão de Pal­mas, nas nos­sas fron­tei­ras com a Ar­gen­ti­na. Aju­dou na ques­tão das nos­sas fron­tei­ras ao nor­te, on­de ho­je se en­con­tra o Ama­pá, em uma dis­cus­são com a Fran­ça que foi ar­bi­tra­da na Suí­ça. E tam­bém o Es­ta­do do Acre... Sua ca­pi­tal Rio Bran­co não é por aca­so”, dis­se o de­pu­ta­do, “de ca­be­ça”.

GABRIELA BILÓ / ESTADÃO

Ho­me­na­gem. Edu­ar­do e o ba­rão

GABRIELA BILO / ESTADÃO

Co­mis­são. Edu­ar­do e o bus­to do Ba­rão de Rio Bran­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.