Por re­sul­ta­dos, Ti­te desfalca clu­bes

Se­le­ção bra­si­lei­ra. Téc­ni­co con­vo­ca se­te atle­tas de clu­bes no País, en­tre eles Ga­bi­gol, pa­ra jo­gos na Ásia e diz que ti­me pre­ci­sa ven­cer

O Estado de S. Paulo - - Esportes - RIO

O téc­ni­co Ti­te con­vo­cou on­tem a se­le­ção bra­si­lei­ra pa­ra os amis­to­sos de ou­tu­bro contra Se­ne­gal e Ni­gé­ria, com se­te jo­ga­do­res que atu­am em clu­bes da Sé­rie A. En­tre eles, res­ga­tou Ga­bri­el Bar­bo­sa e Ro­dri­go Caio, am­bos do Fla­men­go, e cha­mou o go­lei­ro San­tos, do Ath­le­ti­co-PR. Mas vai des­fal­car cin­co equi­pes em du­as ro­da­das, a 24.ª e 25.ª, do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro por cau­sa dos jo­gos que se­rão re­a­li­za­dos em Cin­ga­pu­ra.

Além da du­pla do ru­bro-ne­gro ca­ri­o­ca e do go­lei­ro cam­peão da Co­pa do Bra­sil, o trei­na­dor in­cluiu em sua lis­ta o mei­o­cam­pis­ta Matheus Hen­ri­que e o ata­can­te Ever­ton Ce­bo­li­nha, do Grêmio; o la­te­ral-di­rei­to Da­ni­el Alves, do São Pau­lo; e o go­lei­ro We­ver­ton, do Pal­mei­ras.

En­tre os jo­ga­do­res que atu­am na Eu­ro­pa, a lis­ta é en­ca­be­ça­da por Ney­mar, do PSG, e a gran­de no­vi­da­de é a con­vo­ca­ção do la­te­ral-es­quer­do Re­nan Lo­di, ex-jogador do Ath­le­ti­co­PR e atu­al­men­te no Atlé­ti­co de Ma­drid.

Ti­te mi­ni­mi­zou o pe­so das bai­xas pa­ra os clu­bes em uma com­pe­ti­ção de pon­tos cor­ri­dos co­mo o Bra­si­lei­rão e lem­brou que já ha­via ten­ta­do re­du­zir ao má­xi­mo o pre­juí­zo pa­ra as equi­pes quando anun­ci­ou, no mês pas­sa­do, os con­vo­ca­dos pa­ra os amis­to­sos contra Colôm­bia e Pe­ru, nos Es­ta­dos Uni­dos.

Na­que­la oca­sião, ele cha­mou seis atle­tas que atu­am no País, um de ca­da clu­be, e dis­se que pro­cu­rou des­fal­car o mí­ni­mo pos­sí­vel ti­mes que es­ta­vam en­vol­vi­dos em com­pe­ti­ções com fa­ses eli­mi­na­tó­ri­as, co­mo a Co­pa do Bra­sil e a Li­ber­ta­do­res.

“Eu não pos­so res­pon­der em re­la­ção a ou­tras se­le­ções. É uma di­men­são que vo­cê es­tá tra­zen­do pa­ra mim co­mo uma car­ga ex­ces­si­va”, dis­se on­tem Ti­te, ao ser ques­ti­o­na­do. “To­das as si­tu­a­ções que po­dem ser ar­gu­men­ta­das a fa­vor ou contra po­dem ser res­pei­ta­das. Que­ro co­lo­car às pes­so­as que nos ou­vem que exis­te ou­tro la­do da ques­tão, que é o la­do da con­vo­ca­ção da se­le­ção bra­si­lei­ra, que tem de en­tre­gar de­sem­pe­nho e re­sul­ta­do tam­bém.”

Em se­gui­da, re­pe­tiu que pre­ci­sa cha­mar os me­lho­res jo­ga­do­res à dis­po­si­ção por­que ele e a se­le­ção têm de ga­nhar su­as par­ti­das e so­frem gran­de pres­são pe­la con­quis­ta de bons re­sul­ta­dos – no iní­cio des­te mês, por exem­plo, a se­le­ção tro­pe­çou du­as vez em jo­gos nos Es­ta­dos Uni­dos, ao em­pa­tar por 2 a 2 com a Colôm­bia, em Mi­a­mi, e de­pois per­der pa­ra o Pe­ru por 1 a 0, em Los An­ge­les.

“Fo­mos cam­peões da Co­pa Amé­ri­ca e quin­to (co­lo­ca­dos) no Mun­di­al, nós pre­ci­sa­mos en­tre­gar re­sul­ta­do. Es­tou ten­do o má­xi­mo de bom sen­so. O calendário é mui­to mais decisivo nu­ma com­pe­ti­ção de Co­pa do Bra­sil do que nu­ma com­pe­ti­ção de pon­tos cor­ri­dos. Há con­tro­vér­si­as, há si­tu­a­ções que po­dem ser de­fen­di­das das du­as par­tes. Ca­da um bus­que a situação que achar me­lhor”, afir­mou.

O no­vo co­or­de­na­dor da CBF, Ju­ni­nho Pau­lis­ta, apro­vei­tou o te­ma pa­ra lem­brar da pro­mes­sa fei­ta pe­lo pre­si­den­te da en­ti­da­de, Rogério Ca­bo­clo, quando as­su­miu o car­go. Em abril, ele dis­se que a par­tir de 2020 o calendário da se­le­ção não vai coin­ci­dir com o das da­tas de par­ti­das dos clu­bes nas du­as prin­ci­pais com­pe­ti­ções do País.

“A gen­te já sa­bia que te­ria de li­dar com es­ses pro­ble­mas du­ran­te es­te ano. O nos­so pre­si­den­te dis­se na pos­se de­le que is­so não irá acon­te­cer no ano que vem, com jo­gos da se­le­ção du­ran­te os jo­gos da Co­pa do Bra­sil e do Bra­si­lei­rão Is­so já es­tá resolvido, va­mos ter de li­dar com es­se pro­ble­ma so­men­te mais es­te ano”, en­fa­ti­zou.

Ti­te TÉC­NI­CO DA SE­LE­ÇÃO BRA­SI­LEI­RA ‘Nós pre­ci­sa­mos en­tre­gar re­sul­ta­do. Es­tou ten­do o má­xi­mo de bom sen­so. Ca­da um bus­que a situação que achar me­lhor’

LU­CAS FIGUEIREDO/CBF

Pres­são. Ti­te ale­ga que pre­ci­sa con­vo­car os me­lho­res jo­ga­do­res à dis­po­si­ção por­que a se­le­ção tem de ga­nhar sem­pre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.