O Estado de S. Paulo

La Casa de Papel

Telefônica cria fábrica para produzir conteúdo de ficção.

- Célia Froufe /

A Telefônica fez uma parceira com a Atresmedia, grupo espanhol de comunicaçã­o que atua em TV, rádio e cinema, para a criação de conteúdo de ficção em espanhol. Seu maior sucesso global é o seriado La Casa de Papel.

A intenção, conforme a Telefônica, é ganhar escala nos negócios de criação e distribuiç­ão de conteúdo, além de se tornar mais competitiv­a no setor internacio­nal.

Por trás do movimento está a guerra na indústria do streaming. O conteúdo produzido pela nova parceria será exibido na plataforma Movistar +, da Telefônica. Ela compete com outras gigantes da área como Netflix, HBO, Disney + e Amazon Prime Video. Com investimen­tos massivos em futebol, como os direitos de Champions League e La Liga, a Movistar é a líder de mercado na Espanha. No ano passado, investiu quase US$ 1 bilhão em conteúdo.

O acordo com a Atresmedia prevê a criação de uma fábrica de conteúdo. O controle da nova empresa será dividido em 50% pelos dois grupos e as séries e os filmes originais também serão vendidos para terceiros. Os valores da negociação não foram informados pelas companhias.

O acordo foi assinado pelo presidente da Atresmedia, Silvio González, e o presidente da Telefónica España, Emilio Gayo.

A Atresmedia tem criado séries e filmes de grande sucesso em diferentes países. Além de La casa de papel, a empresa fez Vis a Vis, El Tiempo Entre Costuras, Velvet, Gran Hotel, El internato, El Secreto de Puente Viejo.

O Movistar + estreia na próxima semana seu primeiro filme original, Enquanto a guerra dura, de Alejandro Amenábar.

 ?? TAMARA ARRANZ RAMOS/NETFLIX ?? Em série. Conteúdo espanhol como ‘La Casa’ irá ao mundo
TAMARA ARRANZ RAMOS/NETFLIX Em série. Conteúdo espanhol como ‘La Casa’ irá ao mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil