Amazô­nia une ci­en­tis­tas de 9 paí­ses

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - Gi­o­va­na Gi­rar­di A REPÓRTER VIAJOU A CON­VI­TE DA OR­GA­NI­ZA­ÇÃO NO PEACE WITHOUT JUSTICE

A cri­se da Amazô­nia, que ga­nhou aten­ção mun­di­al nas úl­ti­mas se­ma­nas, mo­bi­li­zou um gru­po de ci­en­tis­tas de to­da a re­gião (in­cluin­do os ou­tros oi­to paí­ses, , além do Bra­sil, por on­de se es­pa­lha a flo­res­ta) a unir es­for­ços pa­ra ma­pe­ar os ris­cos de sua des­trui­ção e iden­ti­fi­car mei­os pa­ra sal­vá-la.

Eles lan­ça­ram on­tem, na se­de nas Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), em No­va York, um pai­nel ci­en­tí­fi­co so­bre a Amazô­nia, nos mol­des do Pai­nel In­ter­go­ver­na­men­tal so­bre Mu­dan­ças Cli­má­ti­cas, o IPCC. Com a di­fe­ren­ça de que, nes­te ca­so, não es­ta­rão pre­sen­tes os go­ver­nos, so­men­te a aca­de­mia.

A ideia é en­ca­be­ça­da por um dos prin­ci­pais cli­ma­to­lo­gis­tas do Bra­sil, o ci­en­tis­ta Car­los No­bre, ho­je li­ga­do ao Ins­ti­tu­to de Es­tu­dos Avan­ça­dos da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (USP). A mo­bi­li­za­ção re­ce­beu ain­da o apoio do eco­no­mis­ta ame­ri­ca­no Jef­frey Sa­chs, da Re­de de So­lu­ções pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel da ONU (SDSN).

“Se fa­la de mo­do mui­to va­go que o ca­mi­nho pa­ra a Amazô­nia é o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, mas só com is­so não vai ser. É pre­ci­so ter um man­da­to cla­ro: o que não fa­zer, por qual ca­mi­nho não ir, o que é bom fa­zer”, afir­mou Sa­chs. “A ci­ên­cia pre­ci­sa cru­ci­al­men­te li­de­rar is­so. Mos­trar quais são os ris­cos, por que o des­ma­ta­men­to de­ve pa­rar. Mos­trar que is­so não é um jo­go de in­te­res­ses, mas pa­ra o bem da hu­ma­ni­da­de.”

A mai­or par­te des­se co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co já exis­te, mas a ideia é com­pi­lá-lo em um só do­cu­men­to. “A ideia é que es­se re­la­tó­rio não fi­que só no ter­re­no dos aler­tas, de mos­trar o que es­tá acon­te­cen­do, os ris­cos, mas tam­bém en­trar no ter­re­no das so­lu­ções”, co­men­tou No­bre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.