Fu­tu­ros cam­peões ‘in­va­dem’ as pis­tas

Fór­mu­la 1. Com Vers­tap­pen e Le­clerc à fren­te, es­tão sur­gin­do vá­ri­os no­vos pi­lo­tos ca­pa­zes de dar con­ti­nui­da­de ao su­ces­so da ca­te­go­ria

O Estado de S. Paulo - - Esportes - Ciro Cam­pos

A Fór­mu­la 1 ini­cia ho­je, às 9h10, no GP de Cin­ga­pu­ra, a fa­se fi­nal do ca­len­dá­rio com o tí­tu­lo en­ca­mi­nha­do no­va­men­te pa­ra Lewis Hamilton, da Mer­ce­des, e com mais uma cer­te­za es­ta­be­le­ci­da na ca­te­go­ria. Após dois ter­ços da tem­po­ra­da cum­pri­dos, o ano tem ser­vi­do pa­ra con­so­li­dar uma no­va ge­ra­ção de jo­vens pi­lo­tos, co­mo Max Vers­tap­pen e Char­les Le­clerc, no­mes ca­da vez mais pre­pa­ra­dos pa­ra as­su­mir o pro­ta­go­nis­mo nos pró­xi­mos cam­pe­o­na­tos.

O gru­po de ra­pa­zes pro­mis­so­res, de me­nos de 23 anos e com ida­de pa­ra ser es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­ri­os, des­pon­ta co­mo o fu­tu­ro de uma mo­da­li­da­de que nos úl­ti­mos anos ten­ta jus­ta­men­te con­quis­tar o pú­bli­co mais jo­vem. Vers­tap­pen e Le­clerc, por exem­plo, fo­ram os úni­cos pi­lo­tos fo­ra a du­pla da Mer­ce­des a te­rem ven­ci­do pro­vas nes­ta tem­po­ra­da. Tu­do is­so com ape­nas 21 anos.

A Fór­mu­la 1 não con­ta só com eles. O mais no­vo do grid é o bri­tâ­ni­co Lan­do Nor­ris, da McLa­ren, de ape­nas 19 anos e co­ta­do co­mo o “no­vo Hamilton”. O ano trou­xe co­mo uma das sur­pre­sas o cres­ci­men­to do es­tre­an­te Alex Al­bon, tai­lan­dês de 23 anos pro­mo­vi­do re­cen­te­men­te pa­ra a Red Bull após bons re­sul­ta­dos. Até mes­mo o ca­na­den­se Lan­ce Stroll, de 20, afas­tou a fa­ma de pi­lo­to mi­li­o­ná­rio e com­pra­dor de va­ga na ca­te­go­ria ao con­se­guir um quar­to lu­gar no GP da Ale­ma­nha.

O grid atu­al tem a mé­dia de ida­de de 26 anos e uma di­vi­são cla­ra en­tre ge­ra­ções. De um la­do, no­mes co­mo Hamilton, Se­bas­ti­an Vet­tel e Ki­mi Raik­ko­nen pas­sa­ram dos 30 anos. Do ou­tro, os ga­ro­tos se mos­tram ca­da vez mais pron­tos pa­ra as­su­mir os pos­tos prin­ci­pais.

Quem mais cres­ceu no ano foi o mo­ne­gas­co Le­clerc. O pi­lo­to da Fer­ra­ri ga­nhou as du­as úl­ti­mas pro­vas e tem su­pe­ra­do o co­le­ga te­tra­cam­peão mun­di­al,

Se­bas­ti­an Vet­tel. “Quan­do eu che­guei à equi­pe, não quis pa­re­cer ar­ro­gan­te e pas­sar a im­pres­são que que­ria mu­dar tu­do. Eu quis es­pe­rar meu tem­po, me adap­tar e mos­trar meu po­ten­ci­al”, afir­mou Le­clerc.

Os re­sul­ta­dos ar­re­ba­ta­do­res do mo­ne­gas­co o co­lo­cam com o ri­val fu­tu­ro de Vers­tap­pen. O ho­lan­dês foi o mais jo­vem a es­tre­ar na ca­te­go­ria, aos 17 anos, e é um fenô­me­no de pú­bli­co. Ar­ras­ta pe­los au­tó­dro­mos uma tor­ci­da or­ga­ni­za­da co­lo­ri­da de cor la­ran­ja e ali­men­ta a ex­pec­ta­ti­va ho­lan­de­sa pa­ra re­ce­ber no pró­xi­mo ano um GP após 35 anos. No tem­po li­vre, ele gos­ta de jo­gar fu­te­bol no ví­de­o­ga­me.

In­ves­ti­men­to.

Os mais jo­vens da atu­al F-1 che­ga­ram ce­do à ca­te­go­ria gra­ças a pro­je­tos de aca­de­mi­as de pi­lo­tos. Equi­pes co­mo Red Bull, Re­nault, McLa­ren e Fer­ra­ri se de­di­cam a re­cru­tar ta­len­tos e fa­zê-los evo­luir com ati­vi­da­des diá­ri­as, co­mo trei­nos fí­si­cos, si­mu­la­do­res e con­ví­vio na fá­bri­ca. “Se não ti­vés­se­mos ar­ris­ca­do e da­do chan­ces aos no­va­tos, eles nun­ca te­ri­am apa­re­ci­do e en­tre­ga­do es­ses re­sul­ta­dos”, afir­mou o che­fe de Red Bull, Ch­ris­ti­an Hor­ner.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.