No­va­tos têm até ‘pe­lo­tão de re­ser­va’

O Estado de S. Paulo - - Esportes -

A quan­ti­da­de de pi­lo­tos jo­vens can­di­da­tos à Fór­mu­la 1 é tão gran­de que as va­gas dis­po­ní­veis no grid não são su­fi­ci­en­tes pa­ra ab­sor­ver to­dos eles. Um dos exem­plos des­se pro­ces­so é o fran­cês Es­te­ban Ocon, de 23 anos, mem­bro do pro­gra­ma de de­sen­vol­vi­men­to da Mer­ce­des e cam­peão em ca­te­go­ri­as in­fe­ri­o­res, mas que fi­cou fo­ra do grid nes­te ano.

Ocon te­ve bons re­sul­ta­dos em 2017 e 2018 pe­la For­ce In­dia, até per­ma­ne­cer nes­ta tem­po­ra­da co­mo pi­lo­to re­ser­va da Mer­ce­des. Se­ma­nas atrás, as­si­nou con­tra­to com o Re­nault pa­ra vol­tar ao pos­to de ti­tu­lar em 2020, es­co­lha ban­ca­da pe­lo di­re­tor da equi­pe fran­ce­sa, o te­tra­cam­peão mun­di­al Alain Prost.

O pi­lo­to fran­cês se en­vol­veu em um epi­só­dio inu­si­ta­do no ano pas­sa­do, no GP do Bra­sil. Após er­rar uma ma­no­bra e ba­ter em Vers­tap­pen, os dois dis­cu­ti­ram nos bo­xes ao fim da pro­va. O ho­lan­dês che­gou a em­pur­rar Ocon. Co­mo pu­ni­ção, am­bos ti­ve­ram de pres­tar ser­vi­ços co­mu­ni­tá­ri­os.

A mes­ma ex­pec­ta­ti­va por uma no­va opor­tu­ni­da­de pres­si­o­na o ale­mão Pas­cal Wehr­lein. Ago­ra com 24 anos, ele tam­bém pas­sou pe­lo pro­je­to de de­sen­vol­vi­men­to de ta­len­tos Mer­ce­des e cor­reu na ca­te­go­ria por du­as tem­po­ra­das com car­ros ruins, pe­la Ma­nor e de­pois pe­la Sau­ber. Au­sen­te da Fór­mu­la 1 nos dois úl­ti­mos cam­pe­o­na­tos, re­sol­veu dar um pas­so atrás e vi­rar pi­lo­to de tes­tes da Fer­ra­ri. Mas di­fi­cil­men­te te­rá va­ga no grid em 2020./

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.