‘GoT’ li­de­ra in­di­ca­ções pa­ra o Emmy 2019

Sé­rie da HBO foi in­di­ca­da em 32 ca­te­go­ri­as e do­mi­nou pré­vi­as da pre­mi­a­ção

O Estado de S. Paulo - - Caderno 2 - Thaís Fer­raz

Con­si­de­ra­do o ‘Os­car da te­le­vi­são’, o prê­mio Emmy se­rá re­a­li­za­do nes­te do­min­go, 22, em Los An­ge­les, nos Es­ta­dos Uni­dos – no Bra­sil, a ce­rimô­nia se­rá exi­bi­da pe­la TNT a par­tir das 21h. Fa­vo­ri­ta ab­so­lu­ta, a sé­rie Ga­me of Th­ro­nes, da HBO, con­cor­re em 32 ca­te­go­ri­as – um re­cor­de na his­tó­ria da pre­mi­a­ção.

Com mais de 100 ca­te­go­ri­as, o Emmy é di­vi­di­do em du­as par­tes. Na pri­mei­ra, vol­ta­da às ar­tes cri­a­ti­vas, são anun­ci­a­dos os ven­ce­do­res de ca­te­go­ri­as téc­ni­cas, co­mo me­lhor com­po­si­ção mu­si­cal e me­lhor elen­co de uma sé­rie dra­má­ti­ca. A gran­de ven­ce­do­ra des­ta pri­mei­ra eta­pa, re­a­li­za­da nos úl­ti­mos sá­ba­do, 14, e do­min­go, 15, foi GoT, que le­vou pa­ra ca­sa dez prê­mi­os.

O bom de­sem­pe­nho da sé­rie na pre­mi­a­ção não é no­vi­da­de. Des­de o seu lan­ça­men­to, em 2011, Ga­me of Th­ro­nes con­quis­tou 47 es­ta­tu­e­tas Emmy, tor­nan­do-se a mai­or ven­ce­do­ra da his­tó­ria. Em 2015, com a quin­ta tem­po­ra­da, a sé­rie fa­tu­rou 12 prê­mi­os em uma úni­ca edi­ção – mar­co que de­ve ser ul­tra­pas­sa­do nes­te do­min­go.

É a úl­ti­ma vez que Ga­me of Th­ro­nes com­pe­ti­rá no Emmy, já que a sé­rie se en­cer­rou em ju­nho des­te ano. O con­tro­ver­so úl­ti­mo epi­só­dio da pro­du­ção, The Iron Th­ro­ne, con­cor­re a um dos prin­ci­pais prê­mi­os da noi­te: o de ro­tei­ro.

Boa par­te das in­di­ca­ções da sé­rie vem da atu­a­ção de seu elen­co. Kit Ha­ring­ton (Jon Snow) e Emi­lia Clar­ke (Da­e­nerys Tar­garyen) con­cor­rem nas ca­te­go­ri­as de me­lhor ator e atriz em uma sé­rie de dra­ma, pe­los epi­só­di­os The Iron Th­ro­ne e The Last of The Starks, res­pec­ti­va­men­te.

Le­na He­a­dey (Cer­sei Lan­nis­ter), Sophie Tur­ner (San­sa Stark), Mai­sie Wil­li­ams (Arya Stark), Ni­ko­laj Cos­ter-Wal­dau (Jai­me Lan­nis­ter) e Pe­ter Din­kla­ge (Ty­ri­on Lan­nis­ter), por sua vez, fo­ram in­di­ca­dos pa­ra os prê­mi­os de me­lhor ator/atriz co­ad­ju­van­tes em uma sé­rie de dra­ma.

Mais três ato­res de GoT con­cor­re­rão aos prê­mi­os. Sem re­ce­ber in­di­ca­ção da HBO, Al­fie Al­len (The­on Grey­joy), Gwen­do­li­ne Ch­ris­tie (Bri­en­ne de Tarth) e Ca­ri­ce Van Hou­ten (Me­li­san­dre) se au­toins­cre­ve­ram pa­ra o prê­mio, pa­gan­do uma ta­xa de US$ 225 (R$ 840).

Ape­sar do fa­vo­ri­tis­mo, Ga­me of Th­ro­nes não de­ve ter um ca­mi­nho fá­cil. Mui­tas sé­ri­es pre­mi­a­das, co­mo The Big Bang The­ory e Ve­ep, tam­bém che­ga­ram ao fi­nal nes­te ano. Além dis­so, as sequên­ci­as de The Mar­ve­lous Mrs. Mai­sel e Fle­a­bag, da Ama­zon, tam­bém es­tão bem co­ta­das.

Ven­ce­do­ra de me­lhor sé­rie de co­mé­dia em 2018, The Mar­ve­lous Mrs. Mai­sel re­ce­beu 20 in­di­ca­ções pa­ra o Emmy 2019. Ela li­de­ra a com­pe­ti­ção den­tro do gê­ne­ro. Já Fle­a­bag con­cor­re em 9 ca­te­go­ri­as.

O des­ta­que fi­ca por con­ta da mi­nis­sé­rie li­mi­ta­da da HBO, Cher­nobyl, lan­ça­da nes­te ano e bem re­ce­bi­da por pú­bli­co e crí­ti­ca. Em for­ma­to de fic­ção, a pro­du­ção

re­con­ta o de­sas­tre na usi­na nu­cle­ar rus­sa. A sé­rie, que con­ta com o ator Ja­red Har­ris (The Crown), foi in­di­ca­da em 19 ca­te­go­ri­as do Emmy.

Pré­vi­as. As pré­vi­as do Emmy tam­bém ren­de­ram prê­mi­os ao do­cu­men­tá­rio Free So­lo e à sé­rie li­mi­ta­da Cher­nobyl, que le­va­ram se­te es­ta­tu­e­tas ca­da. O do­cu­men­tá­rio Le­a­ving Ne­ver­land ven­ceu um prê­mio e RuPaul foi elei­to me­lhor apre­sen­ta­dor de re­a­lity show.

Beyon­cé, que ga­nhou seis in­di­ca­ções com seu do­cu­men­tá­rio Ho­me­co­ming, vol­tou pa­ra ca­sa de mãos va­zi­as. O de­se­nho Os Simp­sons le­vou a es­ta­tu­e­ta de me­lhor sé­rie de ani­ma­ção, en­quan­to a sé­rie Qu­e­er Eye ven­ceu qua­tro prê­mi­os da noi­te.

Even­to. Nes­te ano, os pro­du­to­res da trans­mis­são te­le­vi­si­va do prê­mio Emmy de­ci­di­ram re­a­li­zar a ce­rimô­nia sem um apre­sen­ta­dor. A es­co­lha se­gue o Os­car, que tam­bém op­tou pe­lo mes­mo mo­de­lo em sua úl­ti­ma edi­ção.

A jus­ti­fi­ca­ti­va é que, sem um apre­sen­ta­dor, a ce­rimô­nia po­de­rá de­di­car mais tem­po à ce­le­bra­ção de sé­ri­es po­pu­la­res que aca­ba­ram re­cen­te­men­te, afir­mou um exe­cu­ti­vo da Fox, ca­nal res­pon­sá­vel pe­la trans­mis­são nos Es­ta­dos Uni­dos, em agos­to.

No Bra­sil, o Emmy se­rá trans­mi­ti­do na te­le­vi­são e na in­ter­net pe­la TNT. Na TV pa­ga, a exi­bi­ção ao vi­vo tem iní­cio às 20h, an­tes da ce­rimô­nia. Ha­ve­rá uma re­pri­se na pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra, 23, na gra­de de pro­gra­ma­ção da ma­nhã. Na in­ter­net, a TNT exi­be o even­to no apli­ca­ti­vo TNTP­lay, dis­po­ní­vel pa­ra An­droid e iOS. A trans­mis­são co­me­ça às 19h, com a co­ber­tu­ra do ta­pe­te ver­me­lho.

A emis­so­ra tam­bém vai exi­bir a ce­rimô­nia em uma li­ve, que se­rá trans­mi­ti­da no YouTu­be e no Twit­ter. O apre­sen­ta­dor Di­di Ef­fe co­man­da a pro­gra­ma­ção, acom­pa­nha­do de con­vi­da­dos es­pe­ci­ais. As li­ves co­me­çam às 20h.

HBO

Re­cor­des. ‘Ga­me of Th­ro­nes’ já le­vou 10 es­ta­tu­e­tas pa­ra ca­sa es­te ano; nú­me­ro de­ve au­men­tar na fes­ta des­te do­min­go, 22

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.