O Estado de S. Paulo

Evangélico­s seguirão pressionan­do a Receita

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA

Atroca no comando da Receita não arrefecerá a pressão da Frente Parlamenta­r Evangélica para concretiza­r suas demandas. A lista que Tostes Neto herdará de Marcos Cintra inclui pedidos que vão da anistia de multas até a simplifica­ção de burocracia­s para as igrejas. Paulo Guedes não desconside­rou as pressões políticas do cargo ao escolher Neto, que já foi secretário da Fazenda do Pará em 2011. A bancada aprova a experiênci­a a mais no campo político e lembra que o desgaste de Cintra começou quando anunciou CPMF para os templos religiosos.

» O que querem. Um dos pedidos é para desobrigar as igrejas do ECF, uma declaração que serve, entre outras funções, de base para calcular o CSLL. Reclamam da multa mensal de R$ 500/mês por atraso.

» Contabilid­ade. Na lista compartilh­ada entre os parlamenta­res, há um destaque para o fato de Cintra não ter atendido a nenhuma das demandas “100%”.

» Fogo... Com quem conversou, Cintra atribuiu sua queda a boicote interno. Ele viu movimento de colegas para emplacar Rogério Marinho e a economista Vanessa Canedo no comando político e técnico da reforma tributária.

» ...amigo. Na avaliação do ex-secretário, quando o presidente Jair Bolsonaro reclamou, como sempre faz ao se falar em CPMF, Guedes engatou e escolheu exonerá-lo. “Foi traição”, teria desabafado a aliados.

» Frito... A Presidênci­a está sem secretário de Imprensa há mais de um mês — desde a passagem relâmpago de jornalista Paulo Fona, demitido por Bolsonaro.

» ...igual pastel. Não há perspectiv­a de preenchê-lo. Um interlocut­or diz que é “cadeira elétrica”. Ou seja: quem sentar vai fritar.

» Cedendo... O presidente da comissão especial da PEC 48, que tira a Caixa como intermediá­ria dos repasses federais para municípios, esticou o prazo para audiências até o final de outubro, a pedido do governo.

» …de cá. Querem encontrar uma solução meio-termo. A tarefa não será fácil: o apelido da proposta nos bastidores é “PEC dos Sonhos dos Prefeitos”.

» Caminho... Deputados do GT do Pacote Anticrime entendem que a proposta de Sérgio Moro para excludente de ilicitude é inócua porque o Código Penal já prevê a regra para quem estiver em “estrito cumpriment­o de dever legal” e pode ser aplicada a policiais.

» …do... Mas temem o desgaste de alterá-la tanto por ir contra Moro, quanto pela pressão da população, cansada da violência.

» ...meio. O plano é elaborar um texto intermediá­rio para não tirá-lo da proposta. Ontem, depois da morte da menina Ágatha Félix, Rodrigo Maia pediu cuidado na análise do texto. » Tubarão. Nas entrevista­s para seu novo livro, Luis Humberto Carrijo, autor do sucesso “O Carcereiro”, pescou um peixe grande no mar onde nadavam livremente doleiros, lobistas e outros tubarões do País.

» Tubarão 2. Uma das revelações de peixão é explosiva: a banca dos grandes advogados os orientava sobre como escapar dos anzóis da Polícia Federal e da Receita. O livro tem previsão de ser publicado no primeiro semestre de 2021.

 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM EUNÍCIO OLIVEIRA ?? » CLICK. Depois de Romero Jucá tirar o famoso bigode quando não se reelegeu, outro emedebista, Eunício Oliveira, adotou novo visual: está agora usando uma barba.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM EUNÍCIO OLIVEIRA » CLICK. Depois de Romero Jucá tirar o famoso bigode quando não se reelegeu, outro emedebista, Eunício Oliveira, adotou novo visual: está agora usando uma barba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil