‘Me dá pe­na pe­lo Bra­sil’, afir­ma Ba­che­let so­bre fa­la de Bol­so­na­ro

Co­mis­sá­ria pa­ra Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU diz a TV chi­le­na ver ‘re­du­ção do es­pa­ço cí­vi­co e de­mo­crá­ti­co’ no País

O Estado de S. Paulo - - Política -

Al­vo de crí­ti­ca re­cen­te do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, a co­mis­sá­ria pa­ra Di­rei­tos Hu­ma­nos da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), Mi­chel­le Ba­che­let, ex-pre­si­den­te do Chi­le, dis­se sen­tir “pe­na pe­lo Bra­sil”.

A de­cla­ra­ção foi fei­ta em uma entrevista pa­ra uma emis­so­ra de TV lo­cal, con­for­me re­por­tou a agên­cia de no­tí­ci­as Reuters. A fa­la re­me­te ao ata­que fei­to por Bol­so­na­ro con­tra Ba­che­let e seu pai, Al­ber­to Ba­che­let, tor­tu­ra­do e mor­to du­ran­te a di­ta­du­ra de Au­gus­to Pi­no­chet.

“En­tão se al­guém diz que em seu país nun­ca hou­ve di­ta­du­ra, que lá nun­ca hou­ve tor­tu­ra... Bem, en­tão dei­xe ele di­zer que a mor­te do meu pai por tor­tu­ra ga­ran­tiu que o Chi­le não se trans­for­mas­se em uma Cu­ba. A ver­da­de é que eu sin­to pe­na pe­lo Bra­sil”, afir­mou a ex-pre­si­den­te do Chi­le em entrevista à TVN.

No iní­cio do mês, Bol­so­na­ro acu­sou Ba­che­let de se “in­tro­me­ter” em as­sun­tos do Bra­sil, após ela le­van­tar pre­o­cu­pa­ções so­bre o salto no nú­me­ro de mor­tes pro­vo­ca­das pe­la po­lí­cia do Rio de Ja­nei­ro.

Nas re­des so­ci­ais, o pre­si­den­te bra­si­lei­ro afir­mou que o gol­pe militar que der­ru­bou o pre­si­den­te chi­le­no Sal­va­dor Al­len­de em 1973 “deu um bas­ta” à es­quer­da no país, “en­tre es­ses co­mu­nis­tas o seu pai (Al­ber­to Ba­che­let), bri­ga­dei­ro à épo­ca”.

‘Res­tri­ções’. Na entrevista, Ba­che­let tam­bém dis­se ter ob­ser­va­do (no Bra­sil) “uma re­du­ção do es­pa­ço cí­vi­co e de­mo­crá­ti­co, ca­rac­te­ri­za­do por ata­ques con­tra de­fen­so­res dos di­rei­tos hu­ma­nos” e “res­tri­ções im­pos­tas ao tra­ba­lho da so­ci­e­da­de ci­vil”.

Na oca­sião, a fa­la de Bol­so­na­ro pro­vo­cou re­cha­ço de se­to­res de es­quer­da e di­rei­ta no Chi­le.

Ao Es­ta­do, o chan­ce­ler chi­le­no, Te­o­do­ro Ri­be­ra, dis­se que Ba­che­let me­re­ce res­pei­to mes­mo es­tan­do em um cam­po ide­o­ló­gi­co opos­to ao de­le, e lem­brou que, no Chi­le, há uma gran­de uni­da­de so­bre a ques­tão dos di­rei­tos hu­ma­nos.

DE­NIS BALIBOUSE/REUTERS-5/12/2018

Po­lê­mi­ca. Bol­so­na­ro cri­ti­cou Ba­che­let com ata­ques ao pai de­la, mor­to pe­la di­ta­du­ra chi­le­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.