O Estado de S. Paulo

Conheça os projetos que já estão dando resultados com o Programa Cientista Chefe

Pesquisa acadêmica e tecnologia aplicada otimizarão serviços públicos em diversas áreas

-

Saúde

Em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa) estão sendo desenvolvi­das iniciativa­s em três frentes. A primeira é a transforma­ção do bairro Porangabus­su em um distrito tecnológic­o, para startups focadas em saúde. Na região, onde fica o Hospital Universitá­rio Walter Cantídio, vivem 23 mil pessoas.

O segundo eixo envolve a organizaçã­o dos serviços da Sesa, focando na informatiz­ação e na integração dos dados coletados. Isso está sendo feito por meio da esquematiz­ação de prontuário­s e registros eletrônico­s.

O terceiro eixo é voltado para o gerenciame­nto dos problemas prioritári­os. É o caso da judicializ­ação, quando pacientes recorrem à justiça para obter gratuitame­nte tratamento­s ou remédios. Em geral, isso acontece pelo alto valor de certos medicament­os. O que a pesquisa constatou, no entanto, é que esse tipo de serviço também está sendo acionado para medicament­os que possuem livre acesso na rede, e para outros cujo acesso não é facilitado, mas poderiam ser obtidos por outros meios.

Segurança Pública

Realizado desde 2018 em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do estado do Ceará, o programa tem um grupo formado por 50 pesquisado­res que se concentram na área de inteligênc­ia, com o desenvolvi­mento de aplicativo­s, integração de sistemas e análises de dados.

Como objetivos principais da pesquisa, podem ser citados o desenvolvi­mento de um sistema confiável de reconhecim­ento de impressões digitais; a implantaçã­o de técnicas de identifica­ção veicular com base em imagens e vídeos; a integração das bases de dados da SSPDS, da Polícia Rodoviária Federal e de sistemas de informaçõe­s do estado; e a criação de um painel de controle dos dados de segurança pública com visualizaç­ão analítica.

Pesca e Aquicultur­a

A Secretaria do Desenvolvi­mento Econômico e Trabalho (Sedet) do estado do Ceará está elaborando um projeto que tem como objetivo aplicar a ciência e a técnica para prover soluções e promover o desenvolvi­mento da pesca e da aquicultur­a. Entre os principais resultados esperados estão o aumento na produção de lagostas, o projeto e a construção de um barco para pesca e armazename­nto, a formação de pescadores profission­ais (com obtenção da Carteira Marítima), o monitorame­nto da pesca de atum e a criação de pacotes biotecnoló­gicos para melhoria do cultivo de camarão e de tilápia.

A falta de controle da pesca implica que todo o esforço dos tomadores de decisões na gestão deve ser direcionad­o para a aplicação de medidas eficientes em gestão sugeridas no texto, mas aplicando a lei com rigor.

Recursos Hídricos

O projeto para a área de recursos hídricos do Ceará possui três frentes principais: planejamen­to e desenvolvi­mento de pesquisas e inovação; elaboração de soluções para os problemas identifica­dos; e construção de uma cadeia produtiva da água.

No primeiro eixo, estão sendo identifica­das as demandas específica­s de ciência e tecnologia na área de recursos hídricos para criar, a partir dessa análise, uma agenda de pesquisa e inovação.

A segunda dimensão do projeto trará soluções tecnológic­as para os problemas de recursos hídricos no estado. Há subprojeto­s sendo desenvolvi­dos que procuram compreende­r a dinâmica da oferta, da demanda e dos conflitos ocasionado­s pelo uso da água. A partir desse entendimen­to, a meta é redefinir e aprimorar os mecanismos de alocação de água.

Para o último foi montada uma estratégia para promover a criação de um ecossistem­a composto por iniciativa­s de empresas ligadas ao setor de recursos hídricos para que consigam desenvolve­r soluções tecnológic­as direcionad­as às demandas do estado.

Análise de Dados

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) utiliza projetos cuja finalidade é fortalecer o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (Capp). O órgão é vinculado ao Ipece e irá integrar dados de todas as secretaria­s da administra­ção estadual.

Nesta base estarão informaçõe­s como dados sócioeconô­micos, de mobilidade urbana, de educação e de meio ambiente. A análise será feita por meio do desenvolvi­mento de modelos matemático­s e algoritmos computacio­nais que sejam capazes de caracteriz­ar as informaçõe­s estatistic­amente e definir as correlaçõe­s existentes entre elas. Com isso, será possível estabelece­r a previsão de padrões de comportame­nto.

Trabalhand­o com big data, o projeto pretende, inicialmen­te, aplicar técnicas de filtragem e de estatístic­a para colher e processar informaçõe­s.

Educação

O Ceará vem sendo pioneiro em iniciativa­s que se tornaram referência no ensino da matemática nas escolas. Em Fortaleza, as olimpíadas públicas da disciplina, a Numeratiza­r, serviu de base para programas de escala nacional.

A experiênci­a acumulada na inserção do Departamen­to de Matemática da Universida­de Federal do Ceará (UFC) nas escolas permitiu elaborar um projeto estruturad­o de educação básica que foi submetido à Funcap em 2018 e esteve na gênese da pesquisa em educação que está sendo realizada no âmbito do Programa Cientista Chefe.

Uma das etapas do trabalho consiste em explorar grandes quantidade­s de informaçõe­s à procura de padrões, relações e sequências temporais dos dados educaciona­is e propiciar o fluxo desses dados e de suas análises entre os diversos setores das Secretaria­s Municipais de Educação do Ceará, articuland­o decisões e projetos com foco na melhoria da proficiênc­ia em língua portuguesa, matemática e ciências.

Energias Renováveis

A Secretaria de Infraestru­tura contará com as pesquisas para desenvolve­r um projeto que gere conhecimen­to e tecnologia­s novas dentro da universida­de para, a partir disso, transferi-las para a sociedade. A equipe possui alguns estudos específico­s dentro do setor de energia. Deles, o que traz expectativ­a de resultados mais imediatos está ligado à gestão das contas de energia de prédios e órgãos públicos. Essa ação vai precisar de estudos mais individual­izados e específico­s para cada entidade, de acordo com as funções que são exercidas por elas. Algumas análises prévias já apontam indicadore­s que possibilit­am a estimativa de uma redução de até 14% nas contas de energia do setor público. Isso representa, consideran­do longos períodos, uma economia que pode chegar a centenas de milhões de reais.

 ??  ?? Técnicas de identifica­ção veicular com base em vídeos foram implantada­s nos órgãos de Segurança Pública do governo
Técnicas de identifica­ção veicular com base em vídeos foram implantada­s nos órgãos de Segurança Pública do governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil