Lu­la já po­de mi­grar pa­ra re­gi­me se­mi­a­ber­to

O Estado de S. Paulo - - Política - Ri­car­do Ga­lhar­do

O ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va com­ple­tou on­tem 1 ano, 5 me­ses e 16 di­as pre­so na su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral em Cu­ri­ti­ba, o que equi­va­le a um sex­to da pe­na de 8 anos, 10 me­ses e 20 di­as à qual foi con­de­na­do no ca­so do tri­plex do Gu­a­ru­já. Is­so dá di­rei­to ao pe­tis­ta de mu­dar de re­gi­me pa­ra o se­mi­a­ber­to. O ad­vo­ga­do de Lu­la, Cris­ti­a­no Za­nin Martins, no en­tan­to, dis­se na sex­ta-fei­ra ao BRPo­lí­ti­co que foi ori­en­ta­do pe­lo ex-pre­si­den­te a não pe­dir a pro­gres­são de re­gi­me.

Des­de que foi pre­so, o pe­tis­ta tem di­to que vai lu­tar pe­la sua ab­sol­vi­ção nos tri­bu­nais su­pe­ri­o­res por­que faz ques­tão de pro­var sua ino­cên­cia. Ad­vo­ga­dos pró­xi­mos a Lu­la con­tam com a pos­si­bi­li­da­de de o Ju­di­ciá­rio to­mar a de­ci­são de ma­nei­ra uni­la­te­ral, sem a ne­ces­si­da­de de um pe­di­do da de­fe­sa.

A de­ci­são po­de sair da Va­ra de Exe­cu­ções Pe­nais de Cu­ri­ti­ba, res­pon­sá­vel pe­lo cum­pri­men­to da pe­na de Lu­la, do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4.ª Re­gião (TRF-4), que con­de­nou Lu­la em se­gun­da ins­tân­cia, do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) ou do Supremo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), Cor­tes on­de a de­fe­sa do pe­tis­ta pro­to­co­lou re­cur­sos.

No se­mi­a­ber­to, Lu­la po­de­ria tra­ba­lhar du­ran­te o dia e dor­mir na ca­deia. No en­tan­to, al­guns ju­ris­tas de­fen­dem que, por ter prer­ro­ga­ti­vas de ex-pre­si­den­te, o pe­tis­ta te­ria di­rei­to a ir di­re­to pa­ra a pri­são do­mi­ci­li­ar – in­clu­si­ve por ques­tões lo­gís­ti­cas e de se­gu­ran­ça, já que o Es­ta­do di­fi­cil­men­te te­ria con­di­ções de ga­ran­tir en­tra­da e saí­da se­gu­ras de Lu­la da ca­deia to­dos os di­as.

O en­tor­no do ex-pre­si­den­te es­tá oti­mis­ta quan­to a uma de­ci­são fa­vo­rá­vel do STF em três ações que po­dem be­ne­fi­ci­ar Lu­la e que po­dem en­trar na pau­ta do tri­bu­nal nas pró­xi­mas se­ma­nas: um ha­be­as cor­pus pe­di­do pe­la de­fe­sa, o im­pe­di­men­to do ex-juiz Sér­gio Mo­ro – res­pon­sá­vel pe­la con­de­na­ção do pe­tis­ta em pri­mei­ra ins­tân­cia – e a de­ci­são so­bre pri­são após con­de­na­ção em se­gun­da ins­tân­cia.

Sí­tio. Por ou­tro la­do, o TRF-4 po­de decidir a qual­quer mo­men­to so­bre o pro­ces­so do sí­tio de Ati­baia. Lu­la foi con­de­na­do em pri­mei­ra ins­tân­cia nes­ta ação a 12 anos e 11 me­ses pe­la juí­za Gabriela Hardt, à épo­ca subs­ti­tu­ta de Mo­ro na 13.ª Va­ra Fe­de­ral de Cu­ri­ti­ba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.