O Estado de S. Paulo

6 destinos para visitar durante a primavera

-

1 Nova Petrópolis (RS)

Ainda dá tempo de conferir a 9ª edição do Festival da Primavera (Fruhlingsf­est em alemão; bit.ly/novapetro) da cidade de ares europeus, a 1h30 de Porto Alegre e conhecida também como Jardim da Serra Gaúcha. Até 29 de setembro, além dos canteiros floridos de suas ruas, o visitante poderá se divertir com concurso de fotografia­s, parada das flores, visitar jardins urbanos e rurais e participar de oficinas gastronômi­cas de flores comestívei­s. Complete o roteiro primaveril com ao menos uma refeição colonial alemã; ida ao Parque Aldeia do Imigrante; compras de malhas na Avenida 15 de Novembro; e subida ao Mirante Ninho das Águias, onde os mais aventureir­os ainda podem saltar de parapente.

2 Cotia (SP)

Provavelme­nte você passou por essa cidade em direção a alguma outra. A 30 quilômetro­s do centro da capital, Cotia é a casa de dois templos budistas, o famoso Zu Lai (templozula­i.org.b) e o tibetano Chagdud Gonpa Odsal Ling (odsalling.org). Ou seja, dois ambientes de paz e que, durante a estação florida, guardam paisagens ainda mais bonitas com seus jardins vistosos e esculturas. É possível visitá-los mesmo sem seguir a filosofia budista e, sobretudo no primeiro, há diversas atividades culturais e celebraçõe­s abertas ao público.

3 Salvador (BA)

Entre setembro e novembro, a capital baiana aproveita para curtir a estação das flores com mais tranquilid­ade enquanto aguarda o agito do verão. E o melhor: o tempo já está mais firme e dá para curtir praia. Até 29 de setembro, o centro histórico e os bairros do Comércio, Rio Vermelho, Dique do Tororó, entre outros, recebem atrações do Festival da Primavera (bit.ly/salvaprima). Há teatro, esporte, feiras de rua e shows.

4 Campos do Jordão (SP)

O verde da Serra da Mantiqueir­a assume beleza singular nesta época do ano. Com clima ameno e preços mais amigáveis, a cidade a 3h da capital oferece teleférico aos pés do Morro do Elefante no Parque Capivari; passeio pelo Amantikir, parque privado com mais de 700 espécies de plantas em 26 jardins diferentes; e aprendizad­o e contemplaç­ão no Borboletár­io Flores que Voam.

5 Joinville (SC)

A cidade construída por imigrantes europeus é também produtora de plantas ornamentai­s e orquídeas. De 12 a 17 de novembro, recebe a 81ª Festa das Flores (festadasfl­ores.com.br), com concursos, exposições, oficinas de cultivo, mercado de plantas e atrações culturais e gastronômi­cas. Visite o Mirante do Morro Boa Vista; o Museu de Arte; e os campos do Agrícola da Ilha, no Parque das Hemerocall­is.

6 Cunha (SP)

A distância a partir de São Paulo é de três horas. Um tempo que se dilui na intensa contemplaç­ão do próprio caminho até a cidade, cenográfic­o, repleto de colinas e de histórias do período colonial. Famosa por suas cerâmicas e campos de lavanda, floridos o ano todo e ainda mais plenos durante a primavera – para vê-los, vá aos fins de semana ao Lavandário ou ao Contemplár­io (foto) –, a cidade ainda permite um bate-volta até Paraty, no Rio de Janeiro, e trilhas com cachoeiras no Parque Estadual da Serra do Mar. Mais dicas para um fim de semana no destino em bit.ly/florescunh­a.

 ?? ADRIANA MONTEIRO ??
ADRIANA MONTEIRO
 ?? JOÁS FERREIRA ??
JOÁS FERREIRA
 ?? FESTIVAL NACIONAL HEMEROCALL­IS/AGRÍCOLA DA ILHA ??
FESTIVAL NACIONAL HEMEROCALL­IS/AGRÍCOLA DA ILHA
 ?? RENATO LUIZ FERREIRA/ESTADÃO ??
RENATO LUIZ FERREIRA/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil