O Estado de S. Paulo

Os navios que vêm para o Brasil em 2021

- Thiago Lasco

A temporada de cruzeiros 2019/2020 ainda nem começou na costa brasileira e as duas principais armadoras que percorrem nosso litoral já anunciaram novidades para a temporada seguinte, 2020/2021. Cada uma delas trará uma nova embarcação para a temporada no País.

Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC anunciou a estreia do MSC Grandiosa, com capacidade para 6.300 passageiro­s – o maior a percorrer o litoral brasileiro. Ele substituir­á outro gigante, o Seaview, com capacidade para 5.300 hóspedes – que ainda circula por aqui nesta temporada (mais informaçõe­s no quadro abaixo).

Da italiana Costa, a novidade é o navio Luminosa. Com 1.130 cabines e capacidade para 2.826 hóspedes, a embarcação terá partidas de Santos (SP) e Itajaí (SC), com destino a Montevidéu e Buenos Aires. Veja os detalhes:

Costa Os cruzeiros do Luminosa para a região do Rio da Prata terão duração de 7 noites, com escalas em Buenos Aires e Montevidéu. Além disso, a embarcação fará cinco minicruzei­ros de 3 e 4 noites, com embarques em Santos e paradas em Balneário Camboriú (SC) e Ilha Grande (RJ). A temporada irá de 30 de novembro de 2020 até 13 de março de 2021. O navio tem quatro restaurant­es, 11 bares, 3 piscinas externas, um spa de 3.500 m, teatro, cinema 4D e cassino.

Além do Luminosa, a temporada será cumprida pelos já conhecidos Fascinosa e Pacífica. O Fascinosa fará cruzeiros de 6 e 7 noites, passando por Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Balneário Camboriú (SC), Porto Belo (SC), Salvador (BA) e Ilhéus (BA). Os embarques poderão ser feitos em Santos (SP) ou Salvador (BA).

Já o Pacifica continuará com os cruzeiros para a região do Rio da Prata (Uruguai e Argentina). Os roteiros, de 7 e 9 noites, partirão do Rio de Janeiro com destino a Montevidéu e Buenos Aires. No caminho, visitam Ilhabela (SP), Búzios (SP) e Ilha Grande (SP). MSC A principal novidade da MSC para a temporada 2020/2021 é a chegada do Grandiosa. Com capacidade para 6.300 hóspedes, ele passará a ser o maior e mais moderno navio da frota, substituin­do o também gigante Seaview. O transatlân­tico será inaugurado em novembro deste ano com um cruzeiro partindo de Hamburgo (Alemanha) com destino a Southampto­n (Reino Unido).

Na costa brasileira, o Grandiosa começará a operar em novembro de 2020, com saídas de Santos e Salvador e roteiros de 7 noites pelo Nordeste. As opções de entretenim­ento incluirão shows do Cirque du Soleil, em formato desenvolvi­do especialme­nte para o cruzeiro. As apresentaç­ões serão no Carousel Lounge e cobradas à parte – com ingressos na faixa dos R$ 70 (com direito a um drinque) ou R$ 150 (com jantar).

Já o Fantasia irá de Santos para Uruguai e Argentina, em roteiros de sete noites com saída aos domingos e possibilid­ade de pernoite em Buenos Aires. O Preziosa, por sua vez, voltará a operar no Brasil, com embarques no Rio de Janeiro e em Salvador em cruzeiros de 3, 4, 6 ou 8 noites. Haverá uma rota pelo Nordeste e outra para Argentina e Uruguai – o cliente terá a opção de combinar os dois trechos, percorrend­o de uma só vez toda a costa leste.

O Sinfonia volta para o litoral fazendo o mesmo trajeto da atual temporada. Os roteiros de sete noites terão embarques em Itajaí e Santos, com destino ao Uruguai e à Argentina.

 ?? MSC/DIVULGAÇÃO ?? Gigante. A partir de 2020, MSC Grandiosa será o maior navio a percorrer o litoral brasileiro
MSC/DIVULGAÇÃO Gigante. A partir de 2020, MSC Grandiosa será o maior navio a percorrer o litoral brasileiro
 ?? COSTA CRUZEIROS/DIVULGAÇÃO ?? Luminosa. Estreante da Costa comporta 2.826 hóspedes
COSTA CRUZEIROS/DIVULGAÇÃO Luminosa. Estreante da Costa comporta 2.826 hóspedes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil