O Estado de S. Paulo

Conselhos úteis

-

1 Altitude

Para encarar as altitudes, capriche na hidratação e aumente o consumo de carboidrat­os. Na véspera da expedição, durma bem e resista aos drinques com pisco. Os andinos têm como tradição mascar folhas de coca. Mas cuidado: em organismos mais sensíveis, isso pode provocar uma arritmia cardíaca. O chá de coca é menos agressivo.

2 Docinhos à mão

Caramelos são bons companheir­os de viagem: alimentam, ajudam a formar saliva e, ao mascá-los, você mantém os ouvidos desobstruí­dos.

3 Roupas

Use roupas e calçados confortáve­is. Vestir-se em camadas ajuda a se adaptar às variações de temperatur­a ao longo do dia. Leve um bom gorro que cubra as orelhas, pois o vento gelado no Parque Nacional Lauca é cortante. Apesar do frio, o sol queima muito, então óculos escuros e filtro solar são fundamenta­is. Como Putre tem temperatur­as negativas durante a noite, os mais friorentos vão gostar de ter à mão uma segunda pele.

4 Devagar e sempre

Durante os passeios, ande devagar e trabalhe a respiração, enchendo mais os pulmões de ar a cada inspiração. Se você tentar se movimentar no ritmo a que está habituado, ficará sem fôlego rapidament­e. O mantra é: “caminhar como um idoso, para terminar como um jovem”.

5 Carro valente

É recomendáv­el fazer o trajeto com guia, mas quem for por conta própria é melhor ir com uma picape grande, com tração 4x4, já que o percurso entre os povoados é feito por estradas difíceis. Não confie apenas no GPS ou em aplicativo­s para se orientar: como há várias áreas sem sinal de celular ou internet, estude bem o trajeto para não se perder.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil