NO ENEM, PRO­POS­TA DE IN­TER­VEN­ÇÃO AUMENTA NO­TA

O Estado de S. Paulo - - .EDU -

Trei­no se­ma­nal

To­da se­ma­na fa­ça um tex­to dis­ser­ta­ti­vo. “É es­sen­ci­al pra­ti­car as re­da­ções de te­mas de anos an­te­ri­o­res. As­sim, o alu­no co­nhe­ce­rá o per­fil da pro­va”, diz Gabriela de Araú­jo Car­va­lho, coordenado­ra de Re­da­ção do Po­li­e­dro. “É fun­da­men­tal trei­nar o tem­po, as­sim co­mo se ha­bi­tu­ar ao li­mi­te de 30 li­nhas.”

Vi­são ge­ral da pro­va

Na pro­va, se­pa­re 15 mi­nu­tos pa­ra ler a pro­pos­ta da re­da­ção e 45 mi­nu­tos pa­ra es­cre­ver o tex­to no fim. “As­sim, é pos­sí­vel re­fle­tir mais so­bre o te­ma, além de even­tu­al­men­te apro­vei­tar al­gum con­teú­do das ques­tões que pos­sa es­tar re­la­ci­o­na­do ao te­ma”, ex­pli­ca Fe­li­pe Le­al, pro­fes­sor de Re­da­ção do An­glo.

Idei­as de so­lu­ção

As pro­pos­tas de in­ter­ven­ção re­pre­sen­tam 1/5 da no­ta de Re­da­ção no Enem, ou 200 dos mil pon­tos to­tais. “Pro­cu­re iden­ti­fi­car pro­ble­mas re­la­ci­o­na­dos ao te­ma, de­mons­tre su­as cau­sas ao lon­go do tex­to e, na con­clu­são, apre­sen­te pro­pos­tas que se re­la­ci­o­nem com es­ses pro­ble­mas e cau­sas”, en­si­na Le­al.

Re­per­tó­rio am­plo

“Uti­li­zar ci­ta­ções da música e li­te­ra­tu­ra na­ci­o­nal po­de aju­dar o es­tu­dan­te a fa­zer uma ana­lo­gia ao te­ma e ela­bo­rar uma boa ar­gu­men­ta­ção”, ex­pli­ca Gabriela. O pro­fes­sor do An­glo in­di­ca ain­da que o uso do co­nhe­ci­men­to ob­ti­do em ou­tras dis­ci­pli­nas ao lon­go do tex­to de Re­da­ção: “Ci­ta­ções de História e Ge­o­gra­fia são mui­to bem-vin­das”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.