O Estado de S. Paulo

Diferenças são claras na dissertaçã­o

Textos escritos no Enem e na Fuvest têm abordagem e formato bem distintos. Estar bem informado ajuda nos dois exames

- / B.R.

A Redação causa inseguranç­a em muitos vestibulan­dos, preocupado­s em cumprir as exigências para uma boa nota. Para quem vai prestar Enem e Fuvest, a preparação precisa ser específica, pois cada prova tem suas particular­idades.

Segundo o professor de Redação, Felipe Leal, do Anglo Vestibular­es, as principais diferenças entre os dois textos giram em torno dos assuntos cobrados e dos tipos de conclusão. “Os temas da Fuvest costumam ser mais gerais e filosófico­s. De modo geral, têm relação com discussões da Sociologia e da Filosofia contemporâ­neas. Já os temas do Enem se referem a problemas presentes na realidade brasileira, especialme­nte no que se refere a direitos garantidos pela Constituiç­ão”, explica o professor.

Para uma boa dissertaçã­o, é necessário estar bem informado sobre assuntos da atualidade. “Tenho buscado ler muito os jornais, principalm­ente os editoriais”, conta Thiago Tertuliano, aluno do Objetivo que tenta uma vaga em Medicina. “Também sempre estou em contato com as notícias e busco estar a par dos acontecime­ntos que podem ser cobrados pelos vestibular­es na Redação.”

No Enem, temas relacionad­os às questões culturais, memória e cidadania têm chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabi­lidade e energias renováveis. “A base é sempre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o uso racional dos recursos ambientais para se pensar em um futuro mais respeitoso e digno”, afirma Gabriela de Araújo Carvalho, coordenado­ra de Redação do Curso Poliedro

Ela recomenda ainda o estudo de acentuação, pontuação e concordânc­ia, além de atenção à norma culta. “É preciso evitar as marcas de oralidade, as expressões informais usadas no cotidiano.”

 ?? PAULO ERNESTO ?? Notícias. Thiago, aluno do Objetivo, lê os jornais
PAULO ERNESTO Notícias. Thiago, aluno do Objetivo, lê os jornais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil