Ca­em 18 ve­tos à Lei de Abu­so de Au­to­ri­da­de

O Estado de S. Paulo - - Primeira página -

O Con­gres­so Na­ci­o­nal der­ru­bou on­tem 18 dos 33 ve­tos do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro à Lei de Abu­so de Au­to­ri­da­de. A de­ci­são foi um re­vés pa­ra o go­ver­no e pa­ra o mi­nis­tro Sér­gio Mo­ro e uma res­pos­ta ao STF, que au­to­ri­zou ação po­li­ci­al em ga­bi­ne­tes le­gis­la­ti­vos.

Um ter­re­mo­to de 5,8 graus na es­ca­la Ri­ch­ter dei­xou on­tem 22 mor­tos e 700 fe­ri­dos na re­gião da Ca­xe­mi­ra con­tro­la­da pe­lo Pa­quis­tão. Gul­fraz Khan, ins­pe­tor-ge­ral ad­jun­to da ci­da­de de Mir­pur, re­gião mais da­ni­fi­ca­da pe­lo tre­mor, dis­se que o mai­or pre­juí­zo ma­te­ri­al foi a des­trui­ção de es­tra­das e edi­fí­ci­os. De acor­do com ele, equi­pes de res­ga­te ain­da ten­tam re­ti­rar so­bre­vi­ven­tes fe­ri­dos dos es­com­bros.

Du­as tes­te­mu­nhas que es­ta­vam em Mir­pur dis­se­ram que vi­ram um pré­dio de­sa­bar na ci­da­de, que é co­nhe­ci­da por su­as ca­sas de lu­xo e la­ços es­trei­tos com o Rei­no Uni­do. Me­ta­de dos 450 mil ha­bi­tan­tes de Mir­pur tem pas­sa­por­te bri­tâ­ni­co e pa­quis­ta­nês.

Emis­so­ras de TV trans­mi­ti­ram ima­gens de vi­as des­truí­das e pré­di­os da­ni­fi­ca­dos pe­lo ter­re­mo­to, que foi sen­ti­do tam­bém em gran­des cen­tros ur­ba­nos, co­mo Peshawar, Laho­re e Islamabad.

O ter­re­mo­to acon­te­ceu a 22 quilô­me­tros da ci­da­de de Jeh­lum, na Ca­xe­mi­ra pa­quis­ta­ne­sa, em uma pro­fun­di­da­de de dez quilô­me­tros. Nos pri­mei­ros pro­nun­ci­a­men­tos, re­pre­sen­tan­tes do go­ver­no lo­cal ten­ta­ram mi­ni­mi­zar o tre­mor, por não ter acon­te­ci­do em uma área am­pla­men­te po­vo­a­da.

“Não é uma gran­de ca­tás­tro­fe. Só Mir­pur foi atin­gi­da. Não há informaçõe­s de da­nos em ou­tras re­giões do país”, dis­se o pre­si­den­te da Au­to­ri­da­de Na­ci­o­nal de Ges­tão de De­sas­tres, o ge­ne­ral Moha­med Af­zal.

Um por­ta-voz da po­lí­cia, Ir­fan Sa­le­em, dis­se que al­guns du­tos de água se rom­pe­ram, pro­vo­can­do inun­da­ções em al­guns po­vo­a­dos, e ain­da re­la­tou que o tre­mor pro­vo­cou cor­tes no for­ne­ci­men­to de ener­gia. Tor­res te­lefô­ni­cas tam­bém fo­ram afe­ta­das. O Exér­ci­to mo­bi­li­zou aviões, mé­di­cos e tro­pas pa­ra as áre­as afe­ta­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.