Li­te­ra­tu­ra.

O Estado de S. Paulo - - Caderno 2 - Ma­ria Fer­nan­da Ro­dri­gues

Com uma vas­ta pro­du­ção gra­tui­ta, a pri­mei­ra edi­ção do Fes­ti­val Má­rio de An­dra­de, ou a Vi­ra­da do Li­vro, ocor­re­rá de 4 a 6 de ou­tu­bro, es­pe­ci­al­men­te en­tre a Bi­bli­o­te­ca Má­rio de An­dra­de e o Te­a­tro Mu­ni­ci­pal. São 140 atra­ções, co­mo ba­te-pa­po, ofi­ci­nas, apre­sen­ta­ções mu­si­cais, pe­ças de te­a­tro, per­for­man­ces e fei­ra de li­vro.

A atriz Fer­nan­da Mon­te­ne­gro, que aca­ba de lan­çar sua au­to­bi­o­gra­fia e foi cha­ma­da na se­gun­da, 23, de “sór­di­da’ e “men­ti­ro­sa’ pe­lo di­re­tor da Fu­nar­te, Ro­ber­to Al­vim, é uma das atra­ções prin­ci­pais. Ela so­be ao pal­co do Te­a­tro Mu­ni­ci­pal no do­min­go, 6, pa­ra uma con­ver­sa so­bre sua tra­je­tó­ria com a jornalista Mar­ta Góes.

Al­vo tam­bém de ata­que re­cen­te, a gaú­cha An­gé­li­ca Frei­tas, um dos prin­ci­pais no­mes da po­e­sia con­tem­po­râ­nea, dá uma ofi­ci­na e ain­da di­vi­de o pal­co com a es­cri­to­ra por­tu­gue­sa Ale­xan­dra Lu­cas Co­e­lho. An­gé­li­ca é au­to­ra de O Úte­ro é do Ta­ma­nho de um Pu­nho, li­vro que é lei­tu­ra obri­ga­tó­ria em ves­ti­bu­lar de San­ta Ca­ta­ri­na. Em ses­são na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va es­ta­du­al, no dia 17, o de­pu­ta­do Jes­sé Lo­pes (PSL) apre­sen­tou uma mo­ção de re­pú­dio pe­la in­clu­são da obra no ves­ti­bu­lar.

O es­cri­tor mo­çam­bi­ca­no Mia Cou­to tam­bém par­ti­ci­pa da Vi­ra­da do Li­vro. Ela fa­la na Pra­ça das Ar­tes na sex­ta, 4, e no do­min­go ele par­ti­ci­pa de ba­te-pa­po com o es­cri­tor Mil­ton Ha­toum, cro­nis­ta do Es­ta­do, no Cen­tro Cul­tu­ral Ten­dal da La­pa. Mil­ton Ha­toum, an­tes dis­so, con­ver­sa com a es­cri­to­ra por­tu­gue­sa Isa­be­la Figueiredo, au­to­ra de Ca­der­no de Me­mó­ri­as Co­lo­ni­ais.

Ou­tro des­ta­que é a con­ver­sa en­tre Za­maswa­zi Dla­mi­ni, ne­ta de Nel­son Man­de­la, e Sahm Ven­ter, res­pon­sá­vel pe­la reu­nião das car­tas do avô de­la.

“Te­mos uma pro­gra­ma­ção ao gos­to de Má­rio de An­dra­de: mul­ti­cul­tu­ral, mul­ti­dis­ci­pli­nar e que per­cor­re o Bra­sil da Amazô­nia ao Rio Gran­de do Sul. E os ar­tis­tas tam­bém fa­zem um per­cur­so Bra­sil, Por­tu­gal e Áfri­ca”, ex­pli­ca Jo­se­lia Agui­ar, di­re­to­ra da Bi­bli­o­te­ca Má­rio de An­dra­de.

A ideia é que o pú­bli­co ocu­pe as ru­as do cen­tro, no ca­mi­nho en­tre a Bi­bli­o­te­ca Má­rio de An­dra­de, on­de ocor­rem as ofi­ci­nas e os de­ba­tes mais in­ti­mis­tas, o Te­a­tro Mu­ni­ci­pal, que re­ce­be Fer­nan­da Mon­te­ne­gro, e a Pra­ça das Ar­tes e a Pra­ça Dom José Gas­par, pal­co das pro­gra­ma­ção mais “aca­lo­ra­da”. Ha­ve­rá, ain­da, sa­raus e per­for­man­ces de rua. E al­guns au­to­res vão pa­ra a pe­ri­fe­ria.

Pa­ra Jo­se­lia, no en­tan­to, o mais im­por­tan­te é o Cor­re­dor Li­te­rá­rio que se­rá for­ma­do en­tre a Xa­vi­er de To­le­do, a Pra­ça Ramos de Aze­ve­do e a Con­se­lhei­ro Cris­pi­ni­a­no. “A fei­ra de li­vros é o co­ra­ção do fes­ti­val. Se­rão 100 ten­das com 79 ex­po­si­to­res”, con­ta. Par­ti­ci­pam edi­to­ras gran­des ou in­de­pen­den­tes, ban­cas, co­le­ti­vos e até even­tos cul­tu­rais.

WILTON JUNIOR / ES­TA­DÃO-18/9/2019

A atriz. Às vés­pe­ras dos 90, Fer­nan­da fa­la so­bre vi­da e obra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.