Im­pac­tos pa­ra além da fron­tei­ra

O di­nhei­ro do cam­po gi­ra a eco­no­mia das ci­da­des, dos es­ta­dos e do País. Por is­so a im­por­tân­cia de pro­te­ger es­sa ren­da com o se­gu­ro ru­ral

O Estado de S. Paulo - - Classifica­dos -

Oa­gro­ne­gó­cio é a lo­co­mo­ti­va da eco­no­mia bra­si­lei­ra. Res­pon­de por 21,6% do pro­du­to in­ter­no bru­to e ge­ra um em ca­da três em­pre­gos no País, se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra. Quan­do al­go não vai bem com a agro­pe­cuá­ria, os re­fle­xos atin­gem ou­tras ca­dei­as pro­du­ti­vas e têm con­sequên­ci­as so­ci­ais. Pe­ça fun­da­men­tal nes­sa en­gre­na­gem, o pro­du­tor ru­ral pre­ci­sa de pro­te­ção pa­ra se man­ter na ati­vi­da­de. “Um agri­cul­tor ina­ti­vo não pro­duz. E, ao não pro­du­zir, ele afe­ta a lei da ofer­ta e da de­man­da da­que­le pro­du­to”, diz Pa­trí­cia Si­e­que­ro­li, di­re­to­ra de Se­gu­ros Ge­rais da MAPFRE.

Agri­cul­tu­ra e pe­cuá­ria são ati­vi­da­des de al­tos ris­cos, al­guns que po­dem ser ad­mi­nis­tra­dos, co­mo o con­tro­le de pra­gas e do­en­ças, e ou­tros so­bre os quais o pro­du­tor não tem po­der de ges­tão, co­mo o cli­ma, aci­den­tes, in­cên­di­os, etc. É jus­ta­men­te pa­ra pro­te­ger o pro­du­tor con­tra o im­pon­de­rá­vel que exis­te o se­gu­ro ru­ral. “Ele ga­ran­te que o agri­cul­tor e/ou pe­cu­a­ris­ta te­nha con­di­ções de man­ter a sua ope­ra­ção”, afir­ma Pa­trí­cia. Com o se­gu­ro ru­ral, o pro­du­tor pro­te­ge o seu pa­trimô­nio, ma­qui­nas e im­ple­men­tos agrí­co­las, sua la­vou­ra, flo­res­tas e tam­bém o seu re­ba­nho.

Se­gun­do da­dos da Fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Se­gu­ros Ge­rais (FenSeg), 80% dos pro­du­to­res ame­ri­ca­nos e ape­nas 15% dos bra­si­lei­ros pos­su­em se­gu­ro ru­ral. Lá fo­ra, os pro­du­to­res já se con­ven­ce­ram de que es­se é um ins­tru­men­to efi­caz pa­ra man­ter gi­ran­do a ro­da do agro­ne­gó­cio e, em con­sequên­cia, for­ta­le­cer a eco­no­mia de um país. O infográfic­o ao la­do mos­tra jus­ta­men­te de que for­ma o di­nhei­ro do cam­po impulsiona a eco­no­mia de uma re­gião.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.