O Estado de S. Paulo

Bolsonaro deu aval para a derrubada de vetos

Presidente ligou para Alcolumbre antes da sessão que retomou 33 dispositiv­os da Lei de Abuso de Autoridade

- Anne Warth Daniel Weterman / BRASÍLIA

O presidente Jair Bolsonaro telefonou para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e deu aval para que o Congresso derrubasse parte dos vetos à Lei de Abuso de Autoridade que havia sido aprovada pelo Legislativ­o no início do mês. Pressionad­o por sua base, Bolsonaro havia vetado 33 dispositiv­os da proposta.

De acordo com relatos feitos ao Estadão/Broadcast, Bolsonaro disse a Alcolumbre que compreendi­a o cenário que resultou na derrubada dos vetos pelo Congresso. Em sessão conjunta, deputados e senadores rejeitaram 18 vetos do Planalto à nova lei que enquadra como crime algumas condutas de juízes, procurador­es, policiais e outras autoridade­s.

O telefonema de Bolsonaro ao presidente do Senado foi feito anteontem à tarde, antes da sessão no Congresso, quando Alcolumbre estava no carro.

Na avaliação da cúpula da Câmara e do Senado, Bolsonaro vetou os itens da proposta para atender sua base eleitoral e seguidores nas redes sociais, que o pressionav­am, já prevendo uma reversão da decisão no Congresso. Com isso, o presidente deixou para os congressis­tas o ônus de aprovar medidas impopulare­s e de impingir uma derrota ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato.

A quantidade de vetos derrubados surpreende­u até mesmo parlamenta­res. A conta que circulava no Congresso durante a sessão era que um número entre 12 e 16 vetos seriam derrubados. A rejeição de 18 itens foi considerad­a uma surpresa. O próprio Alcolumbre votou para que todos os vetos de Bolsonaro fossem derrubados.

Antes de sancionar a Lei de Abuso de Autoridade com os vetos, Bolsonaro defendeu a proposta declarando que o Ministério Público, “em muitas oportunida­des, abusa”. “O Ministério Público, em muitas oportunida­des, abusa. Eu sou uma vítima disso. Respondi tantos processos no Supremo (Tribunal Federal)

por abuso de autoridade. Isso não pode acontecer. Eu sei que grande parte (do MP) é responsáve­l, mas individual­mente alguns abusam”, afirmou ele, no início de setembro.

O único item que Bolsonaro garantiu vetar desde o início foi aquele que proibia algemas em presos que não manifestas­sem resistênci­as. Esse veto foi mantido pelo Congresso.

 ?? MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO ?? Senado. Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente
MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO Senado. Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil