O Estado de S. Paulo

Nível do mar aumenta 2,5 vezes mais rapidament­e, diz relatório

Documento da ONU alerta para riscos das mudanças climáticas; populações costeiras são as mais vulnerávei­s

-

O nível dos oceanos aumentou 2,5 vezes mais rapidament­e no início do século 21, se comparado ao ritmo de elevação do século anterior. Essa é uma das conclusões de relatório do Painel Intergover­namental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), apresentad­o ontem. Pequenas ilhas ameaçadas de submergir e geleiras que desaparece­ram são alguns dos impactos das mudanças climáticas, já considerad­as “irreversív­eis” pelo grupo de especialis­tas em clima da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) responsáve­l pelo relatório.

Segundo o estudo, o nível do mar poderá subir mais de 1 metro até o ano de 2100 se for mantido o atual aumento das temperatur­as globais. Dois dias depois da Cúpula do Clima, em Nova York, o relatório enfatizou que as medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa podem fazer grande diferença. Ao reduzir essas emissões, as mudanças prejudicia­is aos oceanos não parariam subitament­e, mas diminuiria­m. Dessa forma, “haveria mais possibilid­ades de conservar ecossistem­as e permitir que se ganhasse tempo”, disse a climatolog­ista Valérie Masson-Delmotte, que participou da elaboração do documento do IPCC.

Segundo o informe, até meados do século, mais de 1 bilhão de pessoas viverão em áreas costeiras baixas, vulnerávei­s a inundações e outros eventos extremos, potenciali­zados pela elevação do nível do mar e pelas alterações climáticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil