O Estado de S. Paulo

Rafaela Silva perde ouro por doping

Jogos Pan-Americanos. Judoca foi desqualifi­cada e teve resultado eliminado

-

A judoca Rafaela Silva, de 27 anos, perdeu a medalha de ouro conquistad­a nos Jogos Pan-Americanos de Lima na categoria até 57 kg após ser pega no exame antidoping realizado no dia 9 de agosto, durante a competição no Peru. Em um comunicado divulgado ontem, a organizaçã­o do Pan informou que Rafaela Silva e outros atletas cujo teste deu resultado positivo no exame antidoping foram desqualifi­cados dos Jogos, perderam suas medalhas e seus resultados foram eliminados.

A brasileira testou positivo para fenoterol, substância presente em medicament­os contra a asma e capaz de melhorar o desempenho de um atleta. De acordo com a Panam Sports, entidade que organiza o Jogos Pan-Americanos, audiências sobre a situação de atletas pegos no exame antidoping em Lima foram agendadas para os dias 3 e 4 de outubro. Os organizado­res ainda aguardam os resultados de análises das amostras B solicitada­s pelos atletas.

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio e campeã mundial, Rafaela Silva se defendeu na semana passada e explicou que a presença em seu teste de urina de fenoterol se deve à contaminaç­ão pelo contato com um bebê que toma medicação contra problemas respiratór­ios. Segundo a judoca, o contato com a criança foi em 4 de agosto. O bebê de sete meses usa produto contra asma.

Durante os Jogos Pan-Americanos, foram colhidas 1.843 amostras de urina (1.348 em competiçõe­s e 495 fora da competição) e 252 amostras de sangue, que foram analisadas pelo Laboratóri­o de Montreal, credenciad­o pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

Depois do Pan, Rafaela disputou o Mundial de Judô no Japão e conquistou duas medalhas de bronze, no individual em sua categoria e por equipes mistas. Ainda não está definido se ela perderá essas medalhas. Durante o Mundial, no dia 29 de agosto, a brasileira foi submetida a outro exame antidoping idêntico ao realizado no Pan e não foi identifica­da a substância em seu organismo.

O fenoterol tem efeito broncodila­tador e não é uma substância proibida, mas especifica­da pela Wada. Um dado importante para a defesa de Rafaela Silva é a quantidade da substância encontrada no organismo. Em 2016, a nadadora Etiene Medeiros passou pela mesma situação e acabou inocentada. O advogado que defende a judoca, Bichara Neto, se mostra otimista quanto ao resultado final.

Um dos principais nomes do judô nacional, Rafaela participou de duas edições dos Jogos Olímpicos. No Rio, ela foi ouro e está cotada para chegar novamente ao pódio no próximo ano, na Olimpíada de Tóquio. Apesar da situação, ela continua treinando e está inscrita para o Grand Slam de Brasília, que será realizado em outubro.

Outros casos. Além de Rafaela Silva, o Time Brasil teve no Pan de Lima outros dois casos de doping. Um foi do ciclista Kácio Freitas, medalha de bronze por equipes. O outro foi de Andressa Morais, do lançamento de disco. Ela foi medalha de prata e está suspensa preventiva­mente e, por isso, não disputará o Mundial de Atletismo.

 ?? WILTON JUNIOR / ESTADÃO-20/9/2019 ?? Teste positivo. Foi encontrada a substância fenoterol no organismo da judoca brasileira
WILTON JUNIOR / ESTADÃO-20/9/2019 Teste positivo. Foi encontrada a substância fenoterol no organismo da judoca brasileira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil