Um pei­xe e mui­tas his­tó­ri­as

O Estado de S. Paulo - - Paladar - ✽ Pe­dro Car­va­lho/Es­pe­ci­al pa­ra o Es­ta­do

Ba­ca­lhau! As me­lho­res receitas e su­as his­tó­ri­as (Ed. Me­lho­ra­men­tos), lan­ça­men­to do jor­na­lis­ta gas­tronô­mi­co J. A. Di­as Lo­pes, é uma se­le­ção dos 17 pra­tos fa­vo­ri­tos do au­tor fei­tos à ba­se do pes­ca­do. Não se tra­ta, por­tan­to, de um rol das ma­nei­ras mais tra­di­ci­o­nais de se pre­pa­rar o pei­xe, ori­gi­ná­rio das águas ge­la­das que cir­cun­dam o Ár­ti­co. As su­ges­tões qua­se sem­pre re­fle­tem o gos­to par­ti­cu­lar do es­cri­tor — o que fun­ci­o­na co­mo uma lu­xu­o­sa cu­ra­do­ria. As­sim, te­mos à mão os ata­lhos pa­ra co­zi­nhar um ba­ca­lhau à Ma­dre Paula, uma so­pa de ba­ca­lhau dos Cam­pi­nos ou um ba­ca­lhau Nun­ca Che­ga. A se­le­ção tam­bém vai além das fron­tei­ras do rei­no, em receitas co­mo o “ba­ca­lao al Pil-Pil” (ti­pi­ca­men­te es­pa­nhol), o “bac­calà al­la Vi­cen­ti­na” (ita­li­a­no) e ou­tras de ori­gens di­ver­sas.

Co­mo guar­ni­ção, o li­vro traz his­tó­ri­as sa­bo­ro­sas so­bre os pra­tos apre­sen­ta­dos. É o ca­so do ba­ca­lhau à Bru­xa de Val­pa­ços, que — fi­cam sa­ben­do os lei­to­res — foi cri­a­do por uma “bru­xa tar­dia”, no iní­cio do sé­cu­lo 20, mor­ta após se de­sen­ten­der com os úl­ti­mos mo­nar­cas por­tu­gue­ses; ou do pro­sai­co bo­li­nho de ba­ca­lhau, cu­jo fol­clo­re é tem­pe­ra­do pe­la pre­sen­ça da atriz Gra­ce Kelly, uma vez que a igua­ria era a úni­ca con­ces­são à fri­tu­ra no res­tri­tís­si­mo car­dá­pio da atriz; ou ain­da do sim­pá­ti­co ba­ca­lhau à Zé do Pi­po, sur­gi­do du­ran­te um concurso de “me­lhor re­fei­ção pe­lo me­nor pre­ço” na ci­da­de do Por­to.

É, em su­ma, um pra­to cheio pa­ra quem gos­ta de pre­pa­rar – e con­tar bo­as his­tó­ri­as à me­sa so­bre o – ba­ca­lhau. Jor­na­lis­ta de lon­ga tra­je­tó­ria na gas­tro­no­mia, o gaú­cho J. A. Di­as Lo­pes tra­ba­lhou por 23 anos na re­vis­ta

Ve­ja, di­ri­giu a Gu­la e te­ve, por mais de uma dé­ca­da, uma co­lu­na no Pa­la­dar. Atu­al­men­te, es­tá à frente da re­vis­ta Gos­to, on­li­ne. Na mes­ma sé­rie de “Ba­ca­lhau!”, o au­tor pu­bli­cou li­vros so­bre san­duí­ches, mas­sas e receitas à ba­se de ar­roz.

EDI­TO­RA ME­LHO­RA­MEN­TOS

Ba­ca­lhau! As me­lho­res receitas e su­as his­tó­ri­as Au­tor: J. A. Di­as Lo­pes Edi­to­ra: Me­lho­ra­men­tos (112 págs., R$89)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.