Ban­ca­da ‘la­va­ja­tis­ta’ con­tes­ta de­ci­são

Além de de­pu­ta­dos e se­na­do­res, pro­cu­ra­do­res tam­bém ques­ti­o­nam o jul­ga­men­to do Su­pre­mo e ve­em ris­cos à Ope­ra­ção La­va Ja­to

O Estado de S. Paulo - - Política - / BRENO PI­RES, RE­NA­TO ONOFRE, PAU­LA REVERBEL e BRUNO RI­BEI­RO

Par­la­men­ta­res “la­va­ja­tis­tas” cri­ti­ca­ram on­tem mi­nis­tros do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral após o jul­ga­men­to no qual a Cor­te for­mou mai­o­ria a fa­vor de uma te­se ca­paz de der­ru­bar con­de­na­ções da La­va Ja­to. Ali­a­dos do ex-juiz e ho­je mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Sérgio Mo­ro, vi­ram com pre­o­cu­pa­ção a de­ci­são do tri­bu­nal. Nos bas­ti­do­res, in­ter­lo­cu­to­res de Mo­ro dis­se­ram que, se o al­can­ce da de­ci­são não se res­trin­gir a ca­sos bem de­fi­ni­dos, a ope­ra­ção es­tá em ris­co.

“O Bra­sil, se de­pen­der da mai­o­ria do Su­pre­mo, vai ser o país da im­pu­ni­da­de”, dis­se o se­na­dor Ma­jor Olím­pio (PSLSP). Fa­vo­rá­vel à ins­ta­la­ção de uma co­mis­são par­la­men­tar de inqué­ri­to pa­ra in­ves­ti­gar atos de mi­nis­tros da Cor­te, Olím­pio afir­mou que o jul­ga­men­to, até ago­ra, “dá ar­gu­men­tos pa­ra a aber­tu­ra da CPI da La­va To­ga”. “La­va­ja­tis­ta”, o se­na­dor Ál­va­ro Di­as (Po­de­mos-PR) ques­ti­o­nou: “O cri­me vai com­pen­sar?”.

A de­pu­ta­da Bia Ki­cis (PSLDF) clas­si­fi­cou o jul­ga­men­to co­mo uma “ver­go­nha”. “Su­pre­ma Ver­go­nha es­se jul­ga­men­to do STF. Ar­gu­men­tos in­ju­rí­di­cos pa­ra sol­tar ban­di­dos”, ata­cou.

A tam­bém de­pu­ta­da Car­la Zam­bel­li (PSL-SP) ci­tou o ex­pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Cardoso pa­ra ques­ti­o­nar o STF. “Já se ar­re­pen­deu de ter in­di­ca­do o Gil­mar Men­des pa­ra o STF, ca­ro ex-pre­si­den­te?”, es­cre­veu em res­pos­ta a uma pos­ta­gem do tu­ca­no. FHC ha­via afir­ma­do: “Es­pe­ro que o STF não se li­mi­te a ques­tões for­mais, mes­mo im­por­tan­tes, e aju­de o Bra­sil a con­ti­nu­ar com­ba­ten­do a cor­rup­ção e o cri­me. Res­pei­to à lei, mas tam­bém à mo­ral pú­bli­ca é o que o po­vo es­pe­ra”.

Já pa­ra a de­pu­ta­da Glei­si Hoff­mann (PR), pre­si­den­te do PT, e o re­sul­ta­do “foi mui­to im­por­tan­te pa­ra cor­ri­gir par­te dos abu­sos da La­va Ja­to”.

For­ça-ta­re­fa. O pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Car­los Fer­nan­do dos San­tos Li­ma – de­ca­no da La­va Ja­to, que se apo­sen­tou em mar­ço – cri­ti­cou o Su­pre­mo. “Im­pos­sí­vel fa­zer Jus­ti­ça quan­do su­pos­tos ma­gis­tra­dos ti­ram da man­ga do co­le­te nu­li­da­des ab­sur­das pa­ra be­ne­fi­ci­ar po­de­ro­sos”, dis­se Li­ma no Facebook.

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Pro­cu­ra­do­res da Re­pú­bli­ca, Fá­bio Ge­or­ge Nó­bre­ga, foi na mes­ma li­nha. “Ve­mos com mui­ta pre­o­cu­pa­ção a for­ma­ção de mai­o­ria que se en­ca­mi­nha pa­ra anu­lar um pro­ces­so sem que te­nha ha­vi­do o des­cum­pri­men­to de qual­quer nor­ma le­gal. É mui­to im­por­tan­te que a te­se, se con­fir­ma­da, sir­va pa­ra fu­tu­ros ca­sos, não pre­ju­di­can­do os pro­ces­sos já jul­ga­dos.”

WALDEMIR BARRETO/AGÊN­CIA SE­NA­DO - 21/8/2019

Crí­ti­ca. Se­na­dor Ma­jor Olím­pio fa­lou em ‘im­pu­ni­da­de’ e dis­se que, ago­ra, há ar­gu­men­tos pa­ra ins­ta­lar a CPI da La­va To­ga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.