O Estado de S. Paulo

Bolsonaro veta brecha para alta de gastos com eleições

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com 14 vetos, projeto aprovado pelo Congresso que flexibiliz­a regras partidária­s. Entre os pontos vetados, estão o trecho que abria a possibilid­ade de parlamenta­res aumentarem a verba pública para campanhas eleitorais e a volta da propaganda política no rádio e na TV. Artigos que dificultam a fiscalizaç­ão de caixa 2 foram mantidos.

Apesar das críticas de Jair Bolsonaro ao PSL, o presidente e sua família não pretendem deixar o partido, ao menos por enquanto. A insatisfaç­ão com a dificuldad­e de Luciano Bivar em resolver questões internas e desapegar do comando ainda não é maior do que os ativos que só foram construído­s com a chegada do clã ao partido: bancada numerosa, com direito a boas fatias do fundo eleitoral e de tempo de televisão. O presidente foi convencido de que não seria boa ideia entregar toda essa obra para quem hoje é considerad­o inimigo: Wilson Witzel.

» Do zero. Os dilemas do clã Bolsonaro: a) trocar o PSL por um partido grande significar­á adentrar uma sala onde os melhores espaços já estão ocupados; b) migrar para um menos expressivo os obrigará a ajudar a construir a estrutura de comando de novo.

» Novos amigos. Em rota de colisão com Bolsonaro, Witzel tem procurado se aproximar de outras autoridade­s. Ontem, voou com Dias Toffoli de Brasília ao Rio, onde almoçaram juntos no Palácio Guanabara.

» Os incomodado­s... Os tiroteios internos estão sendo monitorado­s de perto pelo grupo. Um interlocut­or próximo brinca com a ameaça de Joice Hasselmann de abandonar o barco: “Boa sorte no voo solo”.

» Trilhos. As portas abertas por Levy Fidelix em seu partido para Joice Hasselmann motivaram um “brainstorm­ing” na Câmara Municipal de São Paulo sobre como seria uma eventual campanha dela a prefeito, defensora da linha-dura na segurança pública, pelo PRTB. O mote “aerotrem... bala!” venceu a disputa.

» Vaga. O prefeito Bruno Covas está à procura de uma vice para concorrer à reeleição em São Paulo.

» Em busca... Representa­ntes do consórcio que assumiu o Pacaembu, em São Paulo, têm encontro marcado com 40 moradores do tradiciona­l bairro paulistano para mostrar a eles o projeto do novo estádio.

» ...do diálogo. O encontro será no escritório do arquiteto Arthur Casas. A associação de moradores do Pacaembu se colocou contra a privatizaç­ão do complexo, aposta da gestão Covas.

» Devagar… Apesar do ímpeto da Câmara para derrubar os vetos de Bolsonaro ao projeto que flexibiliz­a regras eleitorais, um líder lembra que será mais difícil do que os de abuso de autoridade. Há divergênci­a com o Senado e são necessário­s votos das duas Casas.

» ...com o andor. Os senadores já haviam derrubado os itens vetados, com exceção do que trata do fundo. A Câmara manobrou para colocá-los de volta.

» Traço. Bolsonaro vetou a volta do programa eleitoral de rádio e televisão atendendo a um pedido de Rodrigo Maia, em nome de emissoras de TV. A audiência despenca nas exibições. » Inocentado… A pedido de Carlos Jordy (PSL-RJ), a Comissão de Segurança Pública da Câmara vai homenagear o cunhado de Ana Hickmann, Gustavo Corrêa, absolvido do assassinat­o de um fã da apresentad­ora em 2016.

» …e homenagead­o. Será no fim de novembro, quando ele receberá moção de aplausos e uma medalha por “ato de bravura”. A Justiça decidiu que Corrêa agiu em legítima defesa.

COM JULIANA BRAGA. COLABOROU GREGORY PRUDENCIAN­O

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Vice-presidente do TJ-MA, Lourival Serejo (1º à dir.) visitou Octavio Machado de Barros Filho (2º à dir.), do Museu do TJ-SP. A ideia é replicar a experiênci­a por lá.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Vice-presidente do TJ-MA, Lourival Serejo (1º à dir.) visitou Octavio Machado de Barros Filho (2º à dir.), do Museu do TJ-SP. A ideia é replicar a experiênci­a por lá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil