O Estado de S. Paulo

Centrão quer derrubar vetos

Entre os pontos que deputados e senadores querem restabelec­er, está o que aumenta o fundo eleitoral

- Mariana Haubert Camila Turtelli / BRASÍLIA

Partidos já articulam a derrubada de vetos de Bolsonaro. Um consenso é o da retomada da possibilid­ade de aumento do fundo eleitoral.

Siglas do Centrão já iniciaram a articulaçã­o para derrubar os vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei que flexibiliz­a as regras eleitorais e partidária­s. Apesar da iniciativa, o único consenso que deverá prevalecer é o da retomada do ponto que permitia um aumento anual do valor do fundo eleitoral, sem uma limitação orçamentár­ia prévia. Os outros 13 vetos deverão passar por um intenso debate.

O fundo foi o único ponto da proposta que teve aprovação tanto do Senado quanto da Câmara, já que os senadores rejeitaram o restante do projeto que acabou sendo retomado depois pela Câmara. Por conta disso, parlamenta­res acreditam que este é o veto com maiores chances de ser derrubado. Os demais vão depender, principalm­ente, dos senadores que já demonstrar­am não concordar com esses pontos. Para que um veto seja rejeitado ou mantido, as duas Casas precisam decidir igualmente.

O deputado Paulinho da Força (SP), presidente do Solidaried­ade, disse que os parlamenta­res devem discutir o assunto por telefone durante o fim de semana. Há uma pressa para que os vetos sejam analisados já na próxima sessão conjunta do Congresso, na próxima quarta-feira, porque há um entendimen­to de que, para valerem para as eleições municipais de 2020, as regras eleitorais devem estar estabeleci­das até 4 de outubro.

 ?? EDILSON RODRIGUES/AGENCIA SENADO - 11/5/2017 ?? Paulinho. Conversas no fim de semana
EDILSON RODRIGUES/AGENCIA SENADO - 11/5/2017 Paulinho. Conversas no fim de semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil