O Estado de S. Paulo

Facebook revela rede de mundos virtuais

Empresa anunciou o Horizon, espaço digital em que jogadores podem interagir por meio de óculos de realidade virtual

- Bruno Capelas ENVIADO ESPECIAL / SAN JOSE (EUA)

Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, disse várias vezes ao longo dos últimos dias que imagina que as tecnologia­s de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) podem ser o futuro das plataforma­s de computação. Como ele também é dono de uma rede social, é difícil imaginar que esse futuro não contenha um espaço para as pessoas conversare­m com hologramas de seus amigos. Assim, o Facebook já começa a testar o novo formato, ao anunciar o Facebook Horizon – espaço virtual para os usuários dos óculos de VR de hoje em dia.

Previsto par achegara o mercado, ainda em modo detestes, no iníc iode 2020, oF acebo okH oriz on permitirá aseusj ogadores interagir, bater papo, jogar e criar até seus próprios “mundos”.

Alguns desses mundos poderão ser criados pelos usuários: além de ter espaços que o próprio time do Facebook criou, haverá uma ferramenta para construir universos com regras particular­es. Nada muito diferente do que já foi feito por games como Minecraft, o mercado ao que permitir revolucion­ou que cada jogador construa prédios, espaços e até mesmo mundos com leis específica­s. A ideia é que o usuário se sinta mesmo em um ambiente “confortáve­l” para se expressar – ou, como disse Mark Zuckerberg durante a coletiva de abertura da Oculus Connect, evento de realidade virtual realizado na última semana em San Jose, nos Estados Unidos, a experiênci­a terá “avatares diversos e ferramenta­s sociais do Facebook, em um local seguro e convidativ­o para todo mundo”.

Gratuito. Segundo a empresa, o Facebook Horizon será totalmente gratuito – a ideia é dividir mesmo um espaço de criação, sem pensar em monetizaçã­o, explica Eric Romo, diretor de produto de experiênci­as VR no Facebook. “Acreditamo­s que nem tudo precisa ficar dentro do Horizon: desenvolve­dores que quiserem criar seus próprios jogos podem continuar a vendê-los na loja de apps da Oculus”, afirma o executivo. Também será possível ter experiênci­as íntimas: os usuários poderão criar mundos apenas para amigos, “só com convite”. “Mas vamos encorajar que as pessoas não façam apenas ambientes para interagir e sim experiênci­as que possam ser jogadas muitas vezes.”

Romo acredita que a “socializaç­ão” fará a diferença. “Hoje, quando você fala com um amigo à distância, pode só digitar ou mandar fotos, mas não há uma atividade que te una a ele como na vida real – como caminhar, jantar ou ver um jogo de basquete juntos. O Facebook Horizon quer permitir isso para as pessoas a quilômetro­s de distância”, afirma o executivo.

“A experiênci­a terá avatares diversos e ferramenta­s sociais do Facebook, em um local seguro e convidativ­o para todo mundo.” Mark Zuckerberg PRESIDENTE EXECUTIVO DO FACEBOOK

 ??  ?? Novo universo. Usuários poderão criar seus próprios cenários dentro do Facebook Horizon
Novo universo. Usuários poderão criar seus próprios cenários dentro do Facebook Horizon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil