Can­to­ras na­ci­o­nais do­mi­nam Rock in Rio

Mú­si­ca. No úl­ti­mo dia do pri­mei­ro fim de se­ma­na do Rock in Rio, a aten­ção foi di­vi­di­da com El­za, Ive­te, Al­ci­o­ne, Iza e Ja­de Ba­ral­do

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Gui­lher­me So­bo­ta Le­an­dro Nunes EN­VI­A­DOS ES­PE­CI­AIS / RIO

No úl­ti­mo dia do pri­mei­ro fim de se­ma­na do Rock in Rio, as can­to­ras do­mi­na­ram o pal­co – es­pe­ci­al­men­te as bra­si­lei­ras, li­de­ra­das por El­za So­a­res e se­gui­da de per­to por ou­tras ve­te­ra­nas (Ive­te San­ga­lo e Al­ci­o­ne), além de uma estrela em as­cen­são, Iza, e a no­va­ta Ja­de Ba­ral­do.

El­za So­a­res es­tre­ou o seu no­vo show Pla­ne­ta Fo­me no Pal­co Sun­set. Ela apa­re­ceu sen­ta­da em uma pla­ta­for­ma ele­va­da atrás da ban­da. De ce­ná­rio com­ple­ta­men­te ama­re­lo, o show se­guiu o ca­mi­nho do dis­co e bus­cou al­gum ti­po de re­den­ção pa­ra o Bra­sil, o pla­ne­ta fo­me. “Bra­sil de ca­be­ça er­gui­da!”, dis­se pa­ra o pú­bli­co re­pe­tir do pal­co, de­pois das pri­mei­ras can­ções, to­das do dis­co no­vo.

Em­bo­ra a qua­li­da­de do som dos pal­cos do Rock in Rio te­nha pas­sa­do imu­ne a reclamaçõe­s até aqui, em mo­men­tos do show de El­za o equi­pa­men­to pa­re­ceu ter fi­ca­do de­ven­do. Tan­to que El­za re­cla­mou: “cadê meu som?! Abre aí pa­ra mim!”

O show ter­mi­na com uma ver­são pop de Vol­ta Por Ci­ma ,o clás­si­co de Pau­lo Van­zo­li­ni con­sa­gra­do na vo­zes dos mai­o­res ar­tis­tas bra­si­lei­ros de to­dos os tem­pos – um lu­gar que El­za, aos 89 anos, es­tá acos­tu­ma­da a ocu­par.

Já Ive­te San­ga­lo não men­tiu: o pri­mei­ro ver­so de Eva, que abriu o Pal­co Mun­do, lem­brou ao pú­bli­co mais um dia nu­bla­do no Rock in Rio. “Olha só, amor, ho­je o sol não apa­re­ceu”.

Mas o tem­po não im­pe­diu que a na­ve San­ga­lo fi­zes­se vo­os al­tos. De to­dos os pon­tos, o pú­bli­co se vol­tou pa­ra acom­pa­nhar a cantora, que sur­pre­en­deu ao abrir sua apre­sen­ta­ção to­can­do ba­te­ria. Ves­ti­da co­mo uma he­roí­na cin­ti­lan­te, uma ver­são fe­mi­ni­na do Flash, com um raio no ma­ca­cão, ela não dei­xou nin­guém to­mar fô­le­go ao emen­dar su­ces­sos co­mo Aba­lou e Po­ei­ra.

Mas se hou­ve um show can­di­da­to a um dos me­lho­res do pri­mei­ro fim de se­ma­na do Rock in Rio foi o que uniu Iza e Al­ci­o­ne. Com um con­jun­to pra­te­a­do de­se­nha­do ape­nas pa­ra as es­tre­las, Iza su­biu ao pal­co Sun­set do Rock in Rio 2019 pa­ra con­so­li­dar uma his­tó­ria que ela pró­pria co­me­çou em 2017, quan­do pi­sou no mes­mo pal­co pa­ra sal­var um show àque­la al­tu­ra mor­no de Cee Lo Gre­en. Des­sa vez, com seu na fren­te do car­taz, a cantora pop apre­sen­tou um show com pro­du­ção re­fi­na­da e su­ces­sos na bo­ca do po­vo.

Is­so por­que a cer­ta al­tu­ra do show ela con­vi­da Al­ci­o­ne – uma rai­nha de ca­be­los pra­te­a­dos – e elas can­tam jun­tas Não Dei­xe o Sam­ba Mor­rer (pa­ra um co­ro unâ­ni­me), Meu Éba­no e uma ver­são soul ar­ra­sa­do­ra de Vo­cê Me Vi­ra a Ca­be­ça.

Os su­ces­sos de Do­na de Mim,

o ál­bum de Iza de 2018, tam­bém são en­to­a­dos pe­la pla­teia, co­mo Gin­ga (com a par­ti­ci­pa­ção gra­va­da do flow mais re­co­nhe­cí­vel da ge­ra­ção no Bra­sil, o de Rin­con Sa­pi­ên­cia). Es­se Bri­lho É Meu, de 2017, fler­ta com um cli­ma de car­na­val, e Meu Ta­lis­mã,

mú­si­ca des­se ano, se apro­xi­ma de uma ba­la­da romântica.

Fi­nal­men­te, a ca­ta­ri­nen­se Ja­de Ba­ral­do abriu a pro­gra­ma­ção do pal­co Su­per­no­va com sua mis­tu­ra de in­die pop e dan­ça­ri­nos no pal­co. O es­pa­ço abre as

por­tas pa­ra ar­tis­tas jo­vens que de­ve­rão ocu­par os pal­cos mai­o­res do Rock in Rio.

Com mi­lhões de vi­su­a­li­za­ções acu­mu­la­das em seus cli­pes bem pro­du­zi­dos no YouTu­be, a cantora co­me­ça a ocu­par um es­pa­ço no pop ro­mân­ti­co con­tem­po­râ­neo com per­so­na­li­da­de e mú­si­cas de som sin­te­ti­za­do com to­ques de jazz e MPB. Com ape­nas 21 anos com­ple­tos no sá­ba­do, 28, ela apre­sen­tou um show com­pac­to pa­ra um pú­bli­co ain­da pou­co nu­me­ro­so, mas o ca­ris­ma e a qua­li­da­de das mú­si­cas, co­mo o hit Bra­sa, pri­mei­ro na pa­ra­da vi­ral do Spo­tify Bra­sil, pro­me­tem um fu­tu­ro pom­po­so pa­ra ela.

FO­TOS WIL­TON JU­NI­OR/ESTADÃO

El­za. Mes­mo com pro­ble­ma no som, cantora man­te­ve sua po­si­ção de gran­de voz da mú­si­ca

Iza. Re­a­fir­ma óti­ma im­pres­são dei­xa­da no fes­ti­val de 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.