‘É di­rei­to de­le (Lu­la) fi­car pre­so. Quer fi­car, fi­ca’

Jair Bolsonaro, pre­si­den­te da República

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Tânia Mon­tei­ro / BRA­SÍ­LIA

Em en­tre­vis­ta a Tânia Mon­tei­ro, Jair Bolsonaro afir­mou que o ex­pre­si­den­te Lu­la tem o “di­rei­to” de não que­rer sair da pri­são. “Quer fi­car, fi­ca.” Mas não dei­xou de ata­car o pe­tis­ta. “O ca­ra me­teu a mão e en­tre­gou a ami­gos de­le.” Em car­ta, o ex-pre­si­den­te afir­mou que não acei­ta “bar­ga­nhar” seus di­rei­tos e sua li­ber­da­de.

O pre­si­den­te Jair Bolsonaro dis­se ao Es­ta­do, on­tem, que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va tem o “di­rei­to” de não que­rer sair da pri­são, em Curitiba. “Quer fi­car, fi­ca”, afir­mou ele, ao ser ques­ti­o­na­do so­bre o fa­to de Lu­la ter es­cri­to uma car­ta na qual diz não acei­tar bar­ga­nhar seus di­rei­tos por sua li­ber­da­de. “Não vou tri­pu­di­ar em ci­ma de­le.” Lo­go em se­gui­da, po­rém, o pre­si­den­te co­men­tou que, “gra­ças a Deus”, o pro­je­to de po­der do PT não deu cer­to. “O ca­ra me­teu a mão e en­tre­gou a ami­gos de­le”, de­cla­rou.

Bolsonaro con­ce­deu en­tre­vis­ta ao Es­ta­do en­tre uma sel­fie e ou­tra com tu­ris­tas, ao che­gar ao Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da, sua re­si­dên­cia ofi­ci­al, por vol­ta das 19 ho­ras. In­da­ga­do se man­te­ria no car­go o lí­der do go­ver­no no Se­na­do, Fer­nan­do Be­zer­ra Co­e­lho (MDB-PE) – al­vo de ações de bus­ca e apre­en­são pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, no dia 19 –, o pre­si­den­te dis­se, em tom en­fá­ti­co, que pre­ci­sa de vo­to na Ca­sa. “Eu vou con­ver­sar com ele ain­da. Es­tá fa­zen­do um ex­ce­len­te tra­ba­lho pa­ra mim lá. E eu pre­ci­so de vo­to no Se­na­do”, ar­gu­men­tou.

A se­guir os prin­ci­pais tre­chos da en­tre­vis­ta:

• O ex-pre­si­den­te Lu­la di­vul­gou uma car­ta di­zen­do que não acei­ta bar­ga­nha pe­lo di­rei­to à li­ber­da­de. É di­rei­to de­le fi­car pre­so lá. Quer fi­car, fi­ca. Não vou in­ter­fe­rir. Não vou tri­pu­di­ar em ci­ma de­le. Foi jul­ga­do em se­gun­da ins­tân­cia, ter­cei­ra... O que o go­ver­no de­le fez es­tá pa­ten­te. Es­ta noi­te as­sis­ti a uma en­tre­vis­ta de um dos de­la­to­res. Es­que­ci o no­me de­le, ca­be­ça bran­ca... Senhor Ba­rus­co? (Pe­dro Ba­rus­co, ex-ge­ren­te da Pe­tro­brás). Ele fa­la em de­ta­lhes o que acon­te­ceu no go­ver­no de­le (do ex-pre­si­den­te Lu­la). Não tem co­mo vá­ri­as pes­so­as in­ven­ta­rem a mes­ma his­tó­ria. O ca­ra me­teu a mão e en­tre­gou a ami­gos de­le. Pa­ra quê? Pro­je­to de po­der. Não deu cer­to. Gra­ças a Deus, não deu cer­to. A gen­te es­tá ten­tan­do fa­zer aqui o me­lhor pa­ra o Bra­sil. • O senhor te­me que o jul­ga­men­to des­ta se­ma­na do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral afe­te sen­ten­ças da Ope­ra­ção La­va Ja­to? Não me me­to em po­der ne­nhum. Quan­do vo­cê viu um pre­si­den­te ve­tar al­go so­bre lei elei­to­ral? Eu ve­tei. As­sim co­mo, se o Con­gres­so derrubar ve­to, não tem pro­ble­ma ne­nhum. Ca­da um faz sua par­te. Eu qu­e­ro é har­mo­nia, paz e go­ver­nar o Bra­sil. Não qu­e­ro con­fu­são, não. Eu sou Exe­cu­ti­vo, não sou Le­gis­la­ti­vo. A úl­ti­ma pa­la­vra é de­les, do ve­to. A re­gra do jo­go é es­sa, não vai mu­dar. A Ba­che­let (Mi­chel­le, pre­si­den­te do Con­se­lho de Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU) dis­se que eu es­tou di­mi­nuin­do o es­pa­ço de­mo­crá­ti­co. Não há ne­nhum par­ti­do que eu te­nha fe­cha­do na mão gran­de, ne­nhu­ma ma­ni­fes­ta­ção que nós não acei­ta­mos, mui­to pe­lo con­trá­rio. Tem es­pa­ço de­mo­crá­ti­co. Eu te­nho to­tal res­pei­to às ins­ti­tui­ções por si só, à li­ber­da­de de im­pren­sa, que o Lu­la e o PT eram con­tra. Qu­e­ri­am im­plan­tar o so­ci­a­lis­mo.

• O senhor fa­rá uma re­for­ma mi­nis­te­ri­al?

Ze­ro. Fake news to­tal. Ca­da vez a mí­dia mira no Pau­lo Guedes (mi­nis­tro da Eco­no­mia), mira no Mo­ro (Sér­gio Mo­ro, mi­nis­tro da Jus­ti­ça), mira no Sal­les (Ricardo Sal­les, mi­nis­tro do Meio Am­bi­en­te)... Quem é a ví­ti­ma da vez? Ca­nu­to (Gus­ta­vo Ca­nu­to, mi­nis­tro do De­sen­vol­vi­men­to Regional), Man­de­ta (Luiz Hen­ri­que Man­de­ta, mi­nis­tro da Saú­de)? Nin­guém quer o mi­nis­té­rio da Da­ma­res (Da­ma­res Al­ves, ministra da Mu­lher, da Fa­mí­lia e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos).

• O pre­si­den­te do In­cra se­rá de­mi­ti­do?

O atu­al pre­si­den­te do In­cra (ge­ne­ral João Carlos Je­sus Cor­rêa) é uma boa pes­soa, mas, por exem­plo, é igual a vo­cê ter um ex­ce­len­te jo­ga­dor de bas­que­te que es­tá jo­gan­do vô­lei. Não exis­te. Quem de­ci­de é a Te­re­za Cris­ti­na (ministra da Agri­cul­tu­ra). Is­so foi con­ver­sa­do com ela. Não é pe­di­do meu, por­que eu não te­nho na­da con­tra ele, mui­to pe­lo con­trá­rio. Ex­ce­len­te pes­soa. Mas exis­te a pos­si­bi­li­da­de de ser tro­ca­do o pre­si­den­te do In­cra, sim.

• E já exis­te ou­tro no­me?

Não sei. Eu não co­nhe­ço nin­guém des­sa área. En­tão eu não api­to. Tal­vez o pro­ble­ma de­le – eu con­ver­sei com ele uma vez só – se­ja a his­tó­ria do pa­to e da ga­li­nha: ele faz, mas não com­pa­re­ce. E, no cam­po po­lí­ti­co, é des­gas­te, pres­são, ti­ro­teio. En­tão, a Te­re­za Cris­ti­na es­tá de­ci­din­do. E ele vai ter de ser avi­sa­do, se for sair. To­dos os mi­nis­tros têm car­ta-bran­ca pa­ra de­mi­tir e pa­ra ve­tar no­mes. É me­nos pro­ble­ma pa­ra mim. Eu não qu­e­ro dor de ca­be­ça.

• Eo senhor já de­ci­diu o que fa­zer com o lí­der do go­ver­no no Se­na­do, Fer­nan­do Be­zer­ra?

Eu vou con­ver­sar com ele ain­da. Es­tá fa­zen­do um ex­ce­len­te tra­ba­lho pa­ra mim lá. E eu pre­ci­so de vo­to no Se­na­do.

• Es­se atra­so na vo­ta­ção da re­for­ma da Pre­vi­dên­cia pre­o­cu­pa?

Eu gos­ta­ria que (a pro­pos­ta)

fos­se apro­va­da lo­go, não é? Mas eu não pos­so apres­sar quem quer que se­ja. Es­tá (mar­ca­da) pa­ra es­ta se­ma­na.

• Mas há a pos­si­bi­li­da­de de o pre­si­den­te do Se­na­do, Da­vi Al­co­lum­bre, dei­xar pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na...

Se atra­sar é (só) mais uma se­ma­na. O que acon­te­ce, pe­la pri­mei­ra vez na his­tó­ria do Bra­sil, é que os Po­de­res es­tão in­de­pen­den­tes.

AN­TO­NIO CRUZ/ AGÊN­CIA BRA­SIL

Bra­sí­lia. O pre­si­den­te Jair Bolsonaro fa­lou com ‘Es­ta­do’ na en­tra­da do Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.