Pa­ra o li­vro dos re­cor­des

In­ter­ven­ção ar­tís­ti­ca com te­má­ti­ca am­bi­en­tal vai ocu­par 10 mil m2 de 15 pré­di­os no cen­tro

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Paula Fe­lix

Com a pre­ten­são de en­trar pa­ra o ‘Gui­ness Bo­ok’, co­mo o mai­or mu­ral do mun­do, um gra­fi­te co­me­çou a ser mon­ta­do na re­gião da República, no cen­tro de SP. A ideia é fi­na­li­zar até o pró­xi­mo car­na­val.

Um gra­fi­te com mais de 10 mil me­tros qua­dra­dos – e po­ten­ci­al pa­ra en­trar pa­ra o Guin­ness Bo­ok, o li­vro dos re­cor­des, co­mo o mai­or mu­ral do mun­do – de­ve ser inau­gu­ra­do no pró­xi­mo car­na­val na re­gião da República, no cen­tro da ca­pi­tal.

Ba­ti­za­da de Aquá­rio Ur­ba­no, a in­ter­ven­ção co­me­çou a ser gra­fi­ta­da há três me­ses e vai ocu­par as em­pe­nas ce­gas, as pa­re­des la­te­rais de edi­fí­ci­os que não têm ja­ne­las, de 15 pré­di­os en­tre as ru­as Ma­jor Ser­tó­rio e a Bento Freitas.

“O ob­je­ti­vo é cha­mar aten­ção pa­ra o te­ma do cli­ma e do con­su­mo exa­ge­ra­do que ge­ra uma quan­ti­da­de de em­ba­la­gens des­ne­ces­sá­ria. Es­sa obra es­tá tra­tan­do um pou­co des­sa re­la­ção com a na­tu­re­za e fa­la tam­bém da re­la­ção do homem com a ci­da­de”, ex­pli­ca o ati­vis­ta e pro­du­tor cul­tu­ral Kle­ber Pa­gú.

O pro­je­to é uma par­ce­ria de Pa­gú com o ar­tis­ta Fe­li­pe Yung, o Flip, que tra­ba­lha com te­mas ma­ri­nhos e já te­ve seus gra­fi­tes em ga­le­ri­as e ru­as de Ma­dri, Bar­ce­lo­na, Los An­ge­les, Lon­dres, Pa­ris e Tó­quio.

Se­gun­do o pro­du­tor cul­tu­ral, a obra vai con­tar ain­da com a pos­si­bi­li­da­de de vi­su­a­li­za­ção em 360 graus com o uso de ócu­los de re­a­li­da­de vir­tu­al.

“As pes­so­as vão po­der bai­xar o apli­ca­ti­vo e ter aces­so a ví­de­os, li­vre­to ex­pli­ca­ti­vo e ver a obra de on­de elas es­ti­ve­rem. É um aquá­rio sem ne­nhum pei­xe em ca­ti­vei­ro”, ex­pli­ca.

Se­gun­do Pa­gú, há um mo­vi­men­to ar­tís­ti­co de to­mar as em­pe­nas dos pré­di­os, co­mo as que se­rão ocu­pa­das pe­la in­ter­ven­ção na República. O pro­du­tor cul­tu­ral, que já atu­ou com mu­rais do gê­ne­ro com o gra­fi­tei­ro Edu­ar­do Ko­bra, diz que o in­ves­ti­men­to pa­ra es­sa in­ter­ven­ção gi­ra em tor­no de R$ 4 mi­lhões e que o car­na­val do pró­xi­mo ano foi o pe­río­do es­co­lhi­do pa­ra a inau­gu­ra­ção.

“O pro­je­to é in­de­pen­den­te e co­me­çou há dois anos e oi­to me­ses. Co­me­ça­mos a pin­tu­ra há três me­ses. A pre­vi­são é de fi­car pron­to no car­na­val de 2020, quan­do a ci­da­de es­tá na rua, com mi­lhões de pes­so­as cir­cu­lan­do por São Pau­lo.”

Po­lo cul­tu­ral “Exis­te um mo­vi­men­to de trans­for­mar São Pau­lo na ca­pi­tal mun­di­al da ar­te ur­ba­na.” Kle­ber Pa­gú ATI­VIS­TA E PRO­DU­TOR CUL­TU­RAL

Ita­pe­vi. Em 2017, Ko­bra es­ta­be­le­ceu o recorde mun­di­al com um mu­ral que ti­nha 5.742 me­tros qua­dra­dos na pa­re­de de uma fábrica de cho­co­la­tes em Ita­pe­vi, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de São Pau­lo.

TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO

TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO

Pa­ra o car­na­val. Mu­ral co­me­çou a ser ins­ta­la­do em pré­di­os no tre­cho en­tre as ru­as Ma­jor Ser­tó­rio e Bento Freitas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.