Do­en­ça si­mi­lar à leish­ma­ni­o­se é des­cri­ta por ci­en­tis­tas.

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - / COM AGÊN­CIA BRA­SIL

Uma no­va do­en­ça, pa­re­ci­da com a leish­ma­ni­o­se vis­ce­ral, mas mais gra­ve e re­sis­ten­te, foi des­co­ber­ta em Ser­gi­pe. Na ca­pi­tal, Ara­ca­ju, fo­ram re­gis­tra­das 150 in­fec­ções e du­as mor­tes. O pa­ra­si­ta ain­da é des­co­nhe­ci­do, mas pes­qui­sa­do­res já iden­ti­fi­ca­ram que ele é di­fe­ren­te da Leish­ma­nia, res­pon­sá­vel pe­la leish­ma­ni­o­se.

Ci­en­tis­tas li­ga­dos à Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Ser­gi­pe (UFS), à Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (USP) e à Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Carlos (UFSCar) in­ves­ti­gam a no­va do­en­ça. Eles pu­bli­ca­ram um ar­ti­go na Emer­ging In­fec­ti­ous Di­se­a­ses, re­vis­ta do Cen­tro de Con­tro­le de Do­en­ças In­fec­ci­o­sas (CDC) dos Es­ta­dos Unidos, em que des­cre­vem os pri­mei­ros acha­dos.

Se­gun­do o mé­di­co Ro­que Pa­che­co de Almeida, professor do De­par­ta­men­to de Me­di­ci­na da UFS, a do­en­ça vem in­fec­tan­do pes­so­as des­de 2011 em Ara­ca­ju, quan­do ele iden­ti­fi­cou o pri­mei­ro ca­so. O pa­ci­en­te não re­sis­tiu à in­fec­ção e mor­reu em 2012.

Se­gun­do Pa­che­co, os sin­to­mas são pa­re­ci­dos aos da leish­ma­ni­o­se vis­ce­ral, mas tor­nam-se mais gra­ves. Um dos pa­ci­en­tes tra­ta­dos apre­sen­tou re­tor­no da do­en­ça, com le­sões na pe­le e pe­lo cor­po in­tei­ro. A bióp­sia in­di­cou que as cé­lu­las es­ta­vam re­ple­tas de pa­ra­si­tas.

Os es­pe­ci­a­lis­tas fi­ze­ram o se­quen­ci­a­men­to de DNA do pa­ra­si­ta e o com­pa­ra­ram ao de ou­tros pro­to­zoá­ri­os. O gru­po per­ce­beu, en­tão, que não se tra­ta­va de Leish­ma­nia. O pa­ra­si­ta mais se as­se­me­lha­va ao Crithi­dia fas­ci­cu­la­ta, que in­fec­ta ape­nas insetos. Es­sa no­va es­pé­cie, po­rém, foi ca­paz de in­fec­tar hu­ma­nos.

Ago­ra, os pes­qui­sa­do­res pre­ten­dem des­cre­ver o pa­ra­si­ta e no­me­ar a no­va do­en­ça. En­quan­to is­so, os 150 pa­ci­en­tes com sus­pei­ta de in­fec­ção em Ser­gi­pe pas­sam por tes­tes pa­ra iden­ti­fi­car se, de fa­to, fo­ram in­fec­ta­dos pe­lo pa­ra­si­ta.

Leish­ma­ni­o­se. Se­gun­do a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS), en­tre 50 mil e 90 mil pes­so­as ado­e­cem to­dos os anos com leish­ma­ni­o­se vis­ce­ral. Nos hu­ma­nos, os sin­to­mas da do­en­ça são fe­bre de lon­ga du­ra­ção, au­men­to do fígado e do ba­ço, per­da de pe­so, fra­que­za, re­du­ção da for­ça mus­cu­lar e ane­mia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.