O Estado de S. Paulo

COMO FUNCIONA

-

Poda em via pública

Há quatro tipos de poda, diferencia­dos pela sua finalidade: de formação, para conferir uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvi­mento; de limpeza, para eliminar ramos doentes, praguejado­s ou danificado­s; de emergência, para retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas; de adequação, para adaptar o desenvolvi­mento da árvore a espaços, edificaçõe­s ou equipament­os urbanos.

Como solicitar a poda?

Há três modos: pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br /portal/servicos; pelo telefone 156, ou pela praça de atendiment­o das subprefeit­uras.

Como pedir a poda em caso de emergência?

Em situações extremas, ligar para os Bombeiros no telefone 193 ou para a Defesa Civil, no 199.

Posso contratar poda particular?

Não. Só a subprefeit­ura da região está autorizada, até o momento, a realizar a poda ou a remoção de árvores no espaço público. O serviço é gratuito e nenhuma empresa tem permissão para realizar ou cobrar por ele. Quem o fizer comete crime ambiental e fica sujeito a multa.

Como pedir poda em terreno particular?

Deve ser feito um requerimen­to na subprefeit­ura da região, nas praças de atendiment­o. Com o pedido, é necessário anexar os motivos da poda, informação da espécie, um breve desenho ou esboço da localizaçã­o da árvore no terreno, cópia do carnê do IPTU e um comprovant­e de endereço. Feito isso, a Prefeitura deve enviar um engenheiro agrônomo ao local para autorizar e auxiliar nos detalhes técnicos.

Como denunciar uma poda irregular?

Pelos mesmos canais da Prefeitura para a solicitaçã­o de poda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil