Anac po­de­rá re­to­mar Vi­ra­co­pos

O Estado de S. Paulo - - Economia / Negócios - /RE­NÉE PEREIRA

A Agên­cia Na­ci­o­nal de Aviação Ci­vil (Anac) re­to­mou o pro­ces­so de ca­du­ci­da­de do Ae­ro­por­to de Vi­ra­co­pos, em Cam­pi­nas (SP). A me­di­da ocor­re após a Ad­vo­ca­cia-Ge­ral da União (AGU) derrubar uma li­mi­nar que proi­bia a agên­cia de apli­car uma mul­ta de R$ 324 mi­lhões por des­cum­pri­men­to de con­tra­to. A ca­du­ci­da­de é uma mo­da­li­da­de de extinção da con­ces­são de­cor­ren­te da fal­ta de cum­pri­men­to de obri­ga­ções con­tra­tu­ais.

“Com a de­ci­são ju­di­ci­al, o pro­ces­so de ca­du­ci­da­de po­de se­guir o ri­to pa­ra de­ci­são pe­la Di­re­to­ria da Anac”, diz a agên­cia, em no­ta. Ela des­ta­ca, po­rém, que a extinção da con­ces­são só ocor­re­rá após o tér­mi­no do pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo, no qual é as­se­gu­ra­da a de­fe­sa da con­ces­si­o­ná­ria.

As mul­tas fo­ram apli­ca­das pe­la Anac em 2014 e de­cor­rem da não en­tre­ga de um con­jun­to de obras, co­mo o no­vo ter­mi­nal de pas­sa­gei­ros e vi­as ter­res­tres as­so­ci­a­das, do pá­tio pa­ra ae­ro­na­ves e dos es­ta­ci­o­na­men­tos de veí­cu­los e aces­so viá­rio cor­res­pon­den­te, diz a AGU. Des­de en­tão, a con­ces­si­o­ná­ria Ae­ro­por­tos Bra­sil Vi­ra­co­pos, que ad­mi­nis­tra o ter­mi­nal, vem dis­cu­tin­do as pu­ni­ções com a agên­cia. Che­gou a con­se­guir uma li­mi­nar sus­pen­den­do a mul­ta, mas a AGU der­ru­bou a de­ci­são.

Des­de maio do ano pas­sa­do, a em­pre­sa es­tá em re­cu­pe­ra­ção ju­di­ci­al, as­sim co­mo su­as con­tro­la­do­ras TPI e UTC – en­vol­vi­das na Ope­ra­ção La­va Ja­to. Em no­ta, a Ae­ro­por­tos Bra­sil Vi­ra­co­pos dis­se que “ado­ta­rá to­das as me­di­das le­gais ca­bí­veis pa­ra res­ta­be­le­cer a de­ci­são li­mi­nar an­te­ri­or­men­te con­ce­di­da”. Dis­se tam­bém que a Anac foi a pri­mei­ra a des­cum­prir o con­tra­to de con­ces­são, pro­vo­can­do uma sé­rie de de­se­qui­lí­bri­os econô­mi­co-fi­nan­cei­ros nas su­as con­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.