O Estado de S. Paulo

Turismo raiz

São José dos Ausentes

-

Todos os anos, o frio que faz em São José dos Ausentes, daqueles de arder o corpo, é notícia. Na maioria das vezes, as temperatur­as negativas surgem no inverno, quando a geada e a neve aparecem com certa frequência. Mas com as mudanças abruptas do tempo, até no verão a pequena cidade a 1.200 metros do nível do mar fica conhecida pelas baixas temperatur­as. O que ainda se conhece pouco, entretanto, é a quantidade de atrativos naturais do destino.

A 50 quilômetro­s de Cambará do Sul, a cidadezinh­a tem pouco mais de 3 mil habitantes, boa parte deles espalhados em fazendas e pequenos povoados. Tudo por lá parece girar em torno do mundo rural, e o turismo, embora com gigante potencial, anda a passinhos lentos.

Antigament­e, a Fazenda dos Ausentes, como era chamado o município, foi o maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área acima de mil quilômetro­s quadrados. Neste terreno também despontam paredões de cânions na divisa com o estado de Santa Catarina.

Pico do Montenegro

Um dos pontos mais conhecidos da região é o Pico do Montenegro, onde está o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1.403 metros de altitude. Para chegar, é preciso ir de carro ou no lombo de um cavalo. A entrada na porteira é livre. Embora esteja dentro de uma propriedad­e privada, a Pousada Fazenda Montenegro, o entra e sai é comum e sem custo.

Pelo caminho rumo ao pico e ao cânion que leva o mesmo nome, campos verdes e dourados balançam com o vento constante. Quem faz a trilha pela área do cânion, sem perceber, caminha pela borda do despenhade­iro. É preciso cuidado especialme­nte quando há neblina.

Ao percorrer a margem dos cânions percebemos a imensidão do conjunto de paredões de pedra e vegetação. Por vezes, é comum uma vertigem diante de tanta natureza embaixo dos pés.

Além do Montenegro, também podem entrar para a listinha de visitas o cânion Boa Vista, localizado dentro da Pousada Ecológica dos Canyons, e o Amola Facas, que tem uma cachoeira com 241 metros de altura.

 ??  ?? Cenário. Pico do Montenegro fica em propriedad­e privada, mas entrada é grátis
Cenário. Pico do Montenegro fica em propriedad­e privada, mas entrada é grátis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil