Fi­que li­ga­do

O Estado de S. Paulo - - Viagem -

1 In­ter­net

Mui­tos pon­tos da re­gião não têm in­ter­net, e a co­ne­xão em al­guns ho­téis po­de ser len­ta. Pre­pa­re-se pa­ra es­tar co­nec­ta­do ape­nas com a na­tu­re­za e não conte ape­nas com o Wa­ze pa­ra se lo­ca­li­zar.

2 Cai­xas ele­trô­ni­cos

Mui­tos res­tau­ran­tes, ba­res e lo­ji­nhas acei­tam car­tão de dé­bi­to e cré­di­to, mas vo­cê po­de en­con­trar di­fi­cul­da­de de sa­car di­nhei­ro nas ci­da­des, por­que cai­xas 24 ho­ras são ra­rís­si­mos.

3 Ali­men­ta­ção

Le­ve lan­che e água no dia de vi­si­ta­ção aos par­ques na­ci­o­nais, pois não há lan­cho­ne­tes nem no Apa­ra­dos da Ser­ra nem no Ser­ra Ge­ral. Tam­bém é im­por­tan­te or­ga­ni­zar a ro­ti­na da vi­a­gem, por­que mui­tos ho­téis fi­cam bem afas­ta­dos de res­tau­ran­tes ou mer­ca­dos. Mui­tas pou­sa­das ofe­re­cem pen­são com­ple­ta – po­de va­ler a pe­na.

4 Na ma­la

Vo­cê vai fa­zer mui­tas ca­mi­nha­das – a pe­di­da é mes­mo o con­ta­to com a na­tu­re­za. Por is­so, pre­fi­ra rou­pas e cal­ça­dos con­for­tá­veis. Le­ve pro­te­tor so­lar e cha­péu/bo­né pa­ra as lon­gas tri­lhas. Um ca­sa­co cor­ta ven­to tam­bém po­de ser in­te­res­san­te, as­sim co­mo rou­pas tér­mi­cas (mes­mo no ve­rão o cli­ma po­de mu­dar e fa­zer frio de uma ho­ra pa­ra ou­tra).

5 Quan­tos di­as?

Em mé­dia, qua­tro di­as são su­fi­ci­en­tes pa­ra co­nhe­cer as prin­ci­pais atra­ções. Dei­xe um dia pa­ra Apa­ra­dos e o cen­tri­nho de Cam­ba­rá, ou­tro pa­ra a Ser­ra Ge­ral e pas­sei­os com­ple­men­ta­res (co­mo o pas­so do S), um em São José dos Au­sen­tes e ou­tro pa­ra cur­tir o ho­tel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.