O Estado de S. Paulo

Fique ligado

-

1 Internet

Muitos pontos da região não têm internet, e a conexão em alguns hotéis pode ser lenta. Prepare-se para estar conectado apenas com a natureza e não conte apenas com o Waze para se localizar.

2 Caixas eletrônico­s

Muitos restaurant­es, bares e lojinhas aceitam cartão de débito e crédito, mas você pode encontrar dificuldad­e de sacar dinheiro nas cidades, porque caixas 24 horas são raríssimos.

3 Alimentaçã­o

Leve lanche e água no dia de visitação aos parques nacionais, pois não há lanchonete­s nem no Aparados da Serra nem no Serra Geral. Também é importante organizar a rotina da viagem, porque muitos hotéis ficam bem afastados de restaurant­es ou mercados. Muitas pousadas oferecem pensão completa – pode valer a pena.

4 Na mala

Você vai fazer muitas caminhadas – a pedida é mesmo o contato com a natureza. Por isso, prefira roupas e calçados confortáve­is. Leve protetor solar e chapéu/boné para as longas trilhas. Um casaco corta vento também pode ser interessan­te, assim como roupas térmicas (mesmo no verão o clima pode mudar e fazer frio de uma hora para outra).

5 Quantos dias?

Em média, quatro dias são suficiente­s para conhecer as principais atrações. Deixe um dia para Aparados e o centrinho de Cambará, outro para a Serra Geral e passeios complement­ares (como o passo do S), um em São José dos Ausentes e outro para curtir o hotel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil