Su­pre­mo de­ve li­mi­tar efei­to de de­ci­são, diz Gil­mar.

De­le­ga­do que tra­ba­lhou com Alck­min e Wit­zel as­su­me pos­to; tro­ca vem de­pois de Ja­not re­ve­lar pla­no con­tra mi­nis­tro

O Estado de S. Paulo - - Política - Rafael Mo­ra­es Mou­ra / BRASÍLIA CO­LA­BO­ROU CA­MI­LA TUR­TEL­LI /

O Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) de­ci­diu tro­car a che­fia da área de se­gu­ran­ça e lan­çou um edi­tal de R$ 664,8 mil pa­ra a com­pra de equi­pa­men­tos de raio X e de­tec­tor de me­tais por­tá­teis. Os mo­vi­men­tos ocor­rem em meio ao re­cru­des­ci­men­to das ma­ni­fes­ta­ções con­tra o Su­pre­mo na Pra­ça dos Três Po­de­res, em Brasília, e à re­per­cus­são das de­cla­ra­ções do ex-pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca Ro­dri­go Ja­not. Na se­ma­na pas­sa­da, Ja­not afir­mou ter pla­ne­ja­do as­sas­si­nar a ti­ros o mi­nis­tro Gil­mar Men­des den­tro do pró­prio STF, em 2017. O epi­só­dio foi re­ve­la­do pe­lo Es­ta­do.

A área de se­gu­ran­ça faz a pro­te­ção tan­to de mi­nis­tros quan­to da se­de e dos dois edi­fí­ci­os ane­xos da Cor­te. O pre­si­den­te do STF, mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li, es­co­lheu o de­le­ga­do Pau­lo Gus­ta­vo Maiu­ri­no, ex-se­cre­tá­rio dos go­ver­nos Ge­ral­do Alck­min (PSDB), em São Pau­lo, e Wil­son Wit­zel (PSC), no Rio.

No mês pas­sa­do, an­tes de as de­cla­ra­ções de Ja­not vi­rem à to­na, o Su­pre­mo de­ci­diu abrir uma li­ci­ta­ção pa­ra a com­pra de equi­pa­men­tos de raio X e de­tec­tor de me­tais por­tá­teis. In­te­gran­tes da Cor­te vêm dis­cu­tin­do re­ser­va­da­men­te se as au­to­ri­da­des que in­gres­sam no Tri­bu­nal por uma en­tra­da res­tri­ta no cha­ma­do Sa­lão Bran­co tam­bém de­ve­rão pas­sar por raio X.

O Su­pre­mo proí­be a en­tra­da de pes­so­as por­tan­do qual­quer ti­po de ar­ma, mas au­to­ri­da­des – co­mo par­la­men­ta­res, go­ver­na­do­res e pro­cu­ra­do­res-ge­rais da Re­pú­bli­ca – não são obri­ga­dos a pas­sar por de­tec­to­res de me­tais, já que uti­li­zam um aces­so res­tri­to, di­fe­ren­te da­que­le usa­do pe­lo pú­bli­co co­mum.

Pro­cu­ra­do pe­la re­por­ta­gem, o STF in­for­mou que não po­de­ria co­men­tar a com­pra por­que a li­ci­ta­ção “faz par­te da es­tra­té­gia de se­gu­ran­ça”. Em 2018, o STF já ha­via com­pra­do 14 car­ros blin­da­dos por R$ 2,8 mi­lhões.

Con­vo­ca­ção. O pre­si­den­te da Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ) da Câ­ma­ra, de­pu­ta­do Fe­li­pe Fran­cis­chi­ni (PSL-PR), co­lo­cou co­mo pri­mei­ro item da pau­ta de ho­je um re­que­ri­men­to pa­ra que o ex-pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca Ro­dri­go Ja­not se­ja ou­vi­do pe­lo co­le­gi­a­do. O re­que­ri­men­to é de au­to­ria do de­pu­ta­do De­le­ga­do Pa­blo (PSL-AM). “São te­mas ati­nen­tes à Jus­ti­ça e são mui­tos os par­la­men­ta­res que gos­ta­ri­am de fa­zer per­gun­tas so­bre a con­du­ta que ele (Ja­not) te­ve”, dis­se Fran­cis­chi­ni.

DIDA SAM­PAIO/ESTADÃO - 12/09/2017

Con­vo­ca­ção. Co­mis­são de Jus­ti­ça da Câ­ma­ra quer ou­vir Ja­not so­bre ame­a­ça a Gil­mar Men­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.