Flávio de­sis­te de re­cur­so ao Tri­bu­nal do Rio

O Estado de S. Paulo - - Política - Caio Sar­to­ri / RIO

O se­na­dor Flávio Bol­so­na­ro (PSL-RJ) de­sis­tiu de ha­be­as cor­pus que so­li­ci­ta­va a anu­la­ção de pro­vas ob­ti­das na in­ves­ti­ga­ção do cha­ma­do ca­so Fabrício Queiroz, que mi­ra mo­vi­men­ta­ção atí­pi­ca de R$ 1,2 mi­lhão nas con­tas do ex-as­ses­sor do fi­lho mais ve­lho do pre­si­den­te, quan­do ele ocu­pa­va uma ca­dei­ra na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio. O pe­di­do se­ria jul­ga­do on­tem pe­la 3.ª Câ­ma­ra Cri­mi­nal do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Rio.

A de­sis­tên­cia foi pe­di­da de­pois que o mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Gil­mar Men­des aco­lheu re­cla­ma­ção da de­fe­sa do se­na­dor e, an­te­on­tem à noi­te, de­ter­mi­nou a sus­pen­são de to­das as in­ves­ti­ga­ções e pro­ces­sos re­la­ci­o­na­dos ao ca­so.

No re­cur­so apre­sen­ta­do a Gil­mar, os ad­vo­ga­dos de Flávio ale­ga­ram que a Jus­ti­ça do Rio não es­ta­ria cum­prin­do in­tei­ra­men­te de­ci­são de ju­lho pas­sa­do do pre­si­den­te do STF, Di­as Tof­fo­li, que de­ter­mi­nou em ca­rá­ter li­mi­nar a sus­pen­são de in­ves­ti­ga­ções cri­mi­nais pe­lo País que usem da­dos de­ta­lha­dos de ór­gãos de con­tro­le – co­mo o an­ti­go Con­se­lho de Con­tro­le de Ati­vi­da­des Fi­nan­cei­ras (re­ba­ti­za­do de Uni­da­de de In­te­li­gên­cia Fi­nan­cei­ra), Re­cei­ta Fe­de­ral e Ban­co Cen­tral – sem pré­via au­to­ri­za­ção ju­di­ci­al. O ca­so de­ve ser jul­ga­do pe­lo ple­ná­rio do STF no pró­xi­mo mês.

O ha­be­as cor­pus que se­ria jul­ga­do pe­la 3.ª Câ­ma­ra do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Rio pe­dia a sus­pen­são da quebra dos si­gi­los ban­cá­rio e fis­cal do par­la­men­tar com ba­se no ar­gu­men­to de que Flávio te­ria di­rei­to a fo­ro es­pe­ci­al. A de­ci­são que au­to­ri­zou a quebra foi da­da por um juiz da pri­mei­ra ins­tân­cia do Rio, Flávio Ita­bai­a­na de Oli­vei­ra Ni­co­lau, da 27.ª Va­ra Fe­de­ral Cri­mi­nal. Com o ca­so sus­pen­so por Gil­mar, po­rém, a de­fe­sa de­sis­tiu do pe­di­do.

O se­na­dor tem ne­ga­do par­ti­ci­pa­ção em qual­quer ir­re­gu­la­ri­da­de en­vol­ven­do seu ex-as­ses­sor e afir­ma que o ca­so te­ria o ob­je­ti­vo de tam­bém atin­gir o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.