Trump su­ge­re ati­rar nas per­nas de imi­gran­tes

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal -

O New York Ti­mes re­ve­lou on­tem de­ta­lhes de uma reu­nião en­tre Do­nald Trump e seus as­ses­so­res na Ca­sa Bran­ca, em mar­ço, na qual o pre­si­den­te su­ge­re uma for­ma inu­si­ta­da de con­ter o flu­xo de imi­gran­tes: ati­rar nas per­nas de quem ten­ta en­tra ile­gal­men­te nos EUA. Se­gun­do o re­la­to de vá­ri­as fon­tes que par­ti­ci­pa­ram da reu­nião, Trump ti­nha cer­te­za de que o pla­no re­sol­ve­ria o pro­ble­ma na fron­tei­ra com o Mé­xi­co.

Par­ti­ci­pa­ram da reu­nião o se­cre­tá­rio de Es­ta­do, Mi­ke Pom­peo, a en­tão se­cre­tá­ria de Se­gu­ran­ça In­ter­na, Kirst­jen Ni­el­sen, e o che­fe de ga­bi­ne­te da Ca­sa Bran­ca, Mick Mul­va­ney, além do gen­ro Ja­red Kush­ner e do as­ses­sor pa­ra te­mas de imi­gra­ção Stephen Mil­ler.

Ou­tra pro­pos­ta ar­qui­te­ta­da pe­lo pre­si­den­te era cons­truir um fos­so de água na fron­tei­ra e co­lo­car cro­co­di­los e co­bras pa­ra afu­gen­tar os imi­gran­tes. Se­gun­do as­ses­so­res re­la­ta­ram ao New York Ti­mes, um or­ça­men­to che­gou a ser fei­to pa­ra ver quan­to o pro­je­to cus­ta­ria. Eles dis­se­ram ain­da que Trump que­ria uma cer­ca ele­tri­fi­ca­da com se­tas no al­to que fos­sem ca­pa­zes de fu­rar as mãos de quem ten­tas­se es­ca­lar a bar­rei­ra.

Bas­tan­te ir­ri­ta­do, Trump te­ria re­cla­ma­do de seu ga­bi­ne­te. “Vo­cês es­tão me fa­zen­do pa­re­cer um idi­o­ta. Eu dis­pu­tei a elei­ção com es­sa pro­mes­sa”, di­zia o pre­si­den­te. “O pro­ble­ma com as leis que exis­tem ho­je é que a gen­te po­de ter 100 mil sol­da­dos mo­bi­li­za­dos na fron­tei­ra e eles não po­dem fa­zer ab­so­lu­ta­men­te na­da.”

A reu­nião na Ca­sa Bran­ca ter­mi­nou com os as­ses­so­res de Trump con­ven­cen­do o pre­si­den­te ame­ri­ca­no a dar mais uma se­ma­na de pra­zo an­tes de de­ter­mi­nar o fe­cha­men­to da fron­tei­ra – mais tar­de, quan­do o nú­me­ro de imi­gran­tes di­mi­nuiu, a ideia de fe­char os pos­tos de fron­tei­ra tam­bém foi aban­do­na­da.

Flu­xo re­cor­de. Nos úl­ti­mos me­ses, o nú­me­ro de imi­gran­tes da Amé­ri­ca Cen­tral que che­gam aos Es­ta­dos Uni­dos cres­ceu. Maio foi o mês de mai­or flu­xo des­de 2006, com a pri­são de mais de 132 mil pes­so­as que cru­za­ram a fron­tei­ra sem au­to­ri­za­ção do go­ver­no ame­ri­ca­no. Se­gun­do da­dos ofi­ci­ais, há mais de 436 mil pe­di­dos de asilo em aná­li­se no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.