Pa­ra Bol­so­na­ro, Va­le ‘abo­ca­nhou’ o di­rei­to mi­ne­ral em to­do o Bra­sil

Pre­si­den­te vol­tou a cri­ti­car as mo­ti­va­ções de ou­tros paí­ses ao fa­lar da Amazô­nia: ‘O in­te­res­se é no mi­né­rio’

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - Ju­lia Lind­ner / BRASÍLIA MA­TEUS VAR­GAS / CO­LA­BO­ROU

Ao con­ver­sar com um gru­po de ga­rim­pei­ros da re­gião de Ser­ra Pe­la­da, no Pa­rá, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro cri­ti­cou on­tem a Va­le por ter, na vi­são de­le, “abo­ca­nha­do” o di­rei­to mi­ne­ral no Bra­sil no go­ver­no do ex­pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so (1995 a 2003). O pre­si­den­te tam­bém vol­tou a cri­ti­car o in­te­res­se de ou­tros paí­ses na Flo­res­ta Amazô­ni­ca.

“Es­se é um país que é rou­ba­do há 500 anos. A gen­te co­nhe­ce o po­ten­ci­al mi­ne­ral do Bra­sil. Eu sei co­mo a Va­le do Rio Do­ce abo­ca­nhou, no go­ver­no FHC, o di­rei­to mi­ne­ral no Bra­sil. Um cri­me o que acon­te­ceu”, dis­se Bol­so­na­ro a re­pre­sen­tan­tes da Co­o­pe­ra­ti­va de Mi­ne­ra­ção dos Ga­rim­pei­ros de Ser­ra Pe­la­da (Co­o­mi­gasp).

Os ga­rim­pei­ros acu­sam a em­pre­sa de in­va­dir a sua pro­pri­e­da­de pa­ra ex­trair mi­né­rio e ven­der pa­ra fo­ra. Re­pre­sen­tan­tes da Co­o­mi­gasp pe­di­ram a Bol­so­na­ro in­ter­ven­ção das For­ças Ar­ma­das

no lo­cal. “Es­ta área per­ten­ce aos ga­rim­pei­ros. A com­pa­nhia Va­le do Rio Do­ce re­ce­beu US$ 70 mi­lhões pa­ra sair

O bis­po do Ma­ra­jó (PA), d. Eva­ris­to Spen­gler, in­te­gran­te da co­mi­ti­va bra­si­lei­ra que vi­a­ja­rá ao Va­ti­ca­no, fez on­tem um ape­lo con­trá­rio à mi­ne­ra­ção e a gran­des obras na re­gião amazô­ni­ca.

de lá. Só que ela saiu, mas es­tá bem do la­do, fa­zen­do um bu­ra­co que se cha­ma Pro­je­to Ser­ra Les­te, es­tá man­dan­do pa­ra fo­ra do Bra­sil fa­lan­do que é fer­ro. Es­tá le­van­do ou­ro e não es­tá sen­do pres­ta­do con­ta”, dis­se o lí­der da Co­o­mi­gasp, Jo­nas An­dra­de.

Bol­so­na­ro pro­me­teu que, se hou­ver am­pa­ro le­gal, vai en­vi­ar as For­ças Ar­ma­das pa­ra atu­ar na re­gião. O pre­si­den­te tam­bém dis­se que é uma “co­var­dia” o que fa­zem com ga­rim­pei­ros no Bra­sil e in­si­nu­ou que há pes­so­as que pa­gam pro­pi­na pa­ra en­co­brir ile­ga­li­da­des. O pre­si­den­te dis­se ter pe­di­do ao mi­nis­tro de Mi­nas e Ener­gia, Ben­to Al­bu­quer­que, pa­ra bus­car “al­ter­na­ti­vas” que aju­dem os ga­rim­pei­ros.

Bol­so­na­ro ain­da vol­tou a cri­ti­car o in­te­res­se de ou­tros paí­ses na Flo­res­ta Amazô­ni­ca, bi­o­ma no fo­co das pre­o­cu­pa­ções am­bi­en­tais por cau­sa das quei­ma­das. “O in­te­res­se na Amazô­nia não é no ín­dio e nem na p. da ár­vo­re, é no mi­né­rio”, afir­mou o pre­si­den­te.

Mais tar­de, o por­ta-voz da Pre­si­dên­cia, ge­ne­ral Otá­vio do Rê­go Bar­ros, dis­se que o go­ver­no não tem in­te­res­se “con­cre­to” em co­lo­car ges­tão mi­li­tar na re­gião de Ser­ra Pe­la­da.

Res­pos­ta. So­bre as de­nún­ci­as de ga­rim­pei­ros, a Va­le in­for­mou que não tem ati­vi­da­des mi­ne­rá­ri­as em Ser­ra Pe­la­da nem ope­ra­ção de mi­ne­ra­ção sub­ter­râ­nea no Pa­rá. Se­gun­do a Va­le, foi ce­di­da a área de ja­zi­da à Co­o­mi­gasp em mar­ço de 2007 e a em­pre­sa man­tém em Cu­ri­o­nó­po­lis ape­nas a uni­da­de Ser­ra Les­te, de ex­plo­ra­ção de mi­né­rio de fer­ro.

Em re­la­ção às crí­ti­cas do pre­si­den­te Bol­so­na­ro, a Va­le in­for­mou que não vai se pro­nun­ci­ar.

ANM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.