De­nún­cia da BRF ini­cia 4ª fa­se da Car­ne Fra­ca

In­ves­ti­ga­ção in­clui 60 fis­cais do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, que te­ri­am re­ce­bi­do R$ 19 mi­lhões pa­ra ‘não atra­pa­lhar’

O Estado de S. Paulo - - Economia - Ed­son Fon­se­ca ES­PE­CI­AL PA­RA O ES­TA­DO

A Po­lí­cia Fe­de­ral de­fla­grou on­tem a 4.ª fa­se da Ope­ra­ção Car­ne Fra­ca, ba­ti­za­da de Ope­ra­ção Ro­ma­nos. Nes­ta fa­se, são in­ves­ti­ga­dos 60 au­di­to­res fis­cais do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra que re­ce­bi­am pro­pi­nas. As ações fo­ram ini­ci­a­das a par­tir da co­la­bo­ra­ção da fa­bri­can­te de ali­men­tos BRF, do­na das mar­cas Sa­dia e Per­di­gão, in­ves­ti­ga­da na 1.ª fa­se da Car­ne Fra­ca.

Cer­ca de 280 po­li­ci­ais fe­de­rais cum­pri­ram 68 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são em no­ve Es­ta­dos. “Após as pri­mei­ras de­nún­ci­as, o gru­po BRF pas­sou por uma re­es­tru­tu­ra­ção in­ter­na e iden­ti­fi­cou al­gu­mas fra­gi­li­da­des”, afir­mou o de­le­ga­do Mau­rí­cio Mos­car­di Gril­lo, um dos res­pon­sá­veis pe­la in­ves­ti­ga­ção. “Hou­ve mu­dan­ças na di­re­to­ria e no con­se­lho da em­pre­sa. E eles en­ten­de­ram que era me­lhor co­la­bo­rar.”

A em­pre­sa in­di­cou que 60 au­di­to­res te­ri­am si­do fa­vo­re­ci­dos com as van­ta­gens in­de­vi­das. Te­ri­am si­do des­ti­na­dos R$ 19 mi­lhões pa­ra pa­ga­men­tos. Os re­pas­ses eram fei­tos por ou­tras em­pre­sas, que pos­te­ri­or­men­te fa­zi­am con­tra­tos fic­tí­ci­os com a BRF pa­ra se­rem res­sar­ci­das. O es­que­ma te­ria du­ra­do até 2017, quan­do foi de­fla­gra­da a 1.ª fa­se da ope­ra­ção.

Se­gun­do Gril­lo, os pa­ga­men­tos eram fei­tos pa­ra que os fis­cais sim­ples­men­te não “atra­pa­lhas­sem” as ope­ra­ções da em­pre­sa ou agi­li­zas­sem pro­ce­di­men­tos. “A le­gis­la­ção bra­si­lei­ra é com­ple­xa e um fis­cal sem­pre tem a chan­ce de atra­pa­lhar por um de­ta­lhe qual­quer.”

De 60 fis­cais de­nun­ci­a­dos, 39 es­ta­vam na ati­va, mas fo­ram afas­ta­dos por de­ci­são ju­di­ci­al. “Nes­ta fa­se, não fo­ram cons­ta­ta­dos ris­cos pa­ra a saú­de pú­bli­ca em fun­ção da fis­ca­li­za­ção. Es­ses fa­tos fo­ram apu­ra­dos na 3ª. fa­se da ope­ra­ção. Ago­ra a in­ves­ti­ga­ção é di­re­ta­men­te so­bre o sis­te­ma de pa­ga­men­tos de van­ta­gens in­de­vi­das”, diz o de­le­ga­do Luciano Flo­res de Li­ma.

O Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra dis­se, em no­ta, que “já to­mou e con­ti­nu­a­rá to­man­do to­das as pro­vi­dên­ci­as e san­ções le­gais ca­bí­veis” con­tra ser­vi­do­res al­vos da Ope­ra­ção Car­ne Fra­ca.

PO­LI­CIA FE­DE­RAL

Apu­ra­ção. PF cum­priu 68 man­da­dos de bus­ca em 9 Es­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.