Os 250 anos de Be­etho­ven

Osesp vai ce­le­brar obra do com­po­si­tor com pro­gra­ma­ção es­pe­ci­al

O Estado de S. Paulo - - Caderno 2 - / J.L.S.

São 175 ho­ras de mú­si­ca, dis­tri­buí­das em 118 dis­cos, nos quais ca­bem in­ter­pre­ta­ções de 250 ar­tis­tas, em al­guns ca­sos das mes­mas obras: es­sa é a con­ta do se­lo Deuts­che Gram­mophon. Já no se­lo Na­xos, uma pe­que­na va­ri­a­ção: 90 dis­cos ape­nas (ape­nas?), com mais de cem ho­ras de mú­si­ca, con­tem­plan­do tu­do o que Be­etho­ven es­cre­veu.

As du­as cai­xas che­gam ao mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal em no­vem­bro, lar­gan­do na fren­te na lis­ta de lan­ça­men­tos aguar­da­dos pa­ra mar­car os 250 anos de Be­etho­ven, em 2020. A da­ta já pro­vo­ca uma ava­lan­che de even­tos e ini­ci­a­ti­vas no mun­do mu­si­cal – já há quem di­ga, in­clu­si­ve, que o ano ape­nas inau­gu­ra um ci­clo que só vai se en­cer­rar em 2027, quan­do se com­ple­tam os 200 anos de mor­te do com­po­si­tor.

Não que Be­etho­ven pre­ci­se de efe­mé­ri­des pa­ra ser to­ca­do – su­as obras en­ca­be­çam as lis­tas de obras mais to­ca­das em to­do o mun­do (ca­so al­guém te­nha fi­ca­do cu­ri­o­so, a n.º 1 cos­tu­ma ser a Quin­ta Sin­fo­nia). Mas o ani­ver­sá­rio su­ge­re no­vas lei­tu­ras.

O ma­es­tro ca­ta­lão Jor­di Sa­vall, por exem­plo, vai re­a­li­zar aca­de­mi­as es­pe­ci­ais nas quais o mú­si­co e o pú­bli­co te­rão a chan­ce de re­fle­tir so­bre as sin­fo­ni­as de Be­etho­ven, que só en­tão se­rão gra­va­das pe­lo re­gen­te e sua or­ques­tra.

A cai­xa da Deuts­che Gram­mophon, por sua vez, traz frag­men­tos de obras re­cém-en­con­tra­das nos do­cu­men­tos do com­po­si­tor, além de um lon­go en­saio so­bre sua obra, o es­ta­do de seu acer­vo e um in­ven­tá­rio das pes­qui­sas e des­co­ber­tas mais re­cen­tes. Tam­bém in­clui uma no­va gra­va­ção das no­ve sin­fo­ni­as do au­tor pe­lo ma­es­tro le­tão An­dris Nel­sons, es­co­lhi­do pa­ra le­var adi­an­te a tra­di­ção de gran­des in­tér­pre­tes que re­gis­tra­ram as obras com a Or­ques­tra Fi­larmô­ni­ca de Vi­e­na. E o re­gis­tro das Va­ri­a­ções Di­a­bel­li, pe­lo pi­a­nis­ta Ru­dolf Bu­ch­bin­der, vem in­ter­ca­la­do com no­vas obras que di­a­lo­gam com Be­etho­ven (o vi­o­lon­ce­lis­ta An­to­nio Me­ne­ses fez al­go pa­re­ci­do com as suí­tes de Ba­ch no iní­cio dos anos 2000).

Na Ale­ma­nha, os fes­te­jos ga­nha­ram co­res ofi­ci­ais e gi­ram em tor­no de cin­co olha­res a res­pei­to do com­po­si­tor: Be­etho­ven co­mo ci­da­dão, com­po­si­tor, hu­ma­nis­ta, vi­si­o­ná­rio e aman­te da na­tu­re­za. O go­ver­no es­tá in­ves­tin­do cer­ca de ¤ 37 mi­lhões em pro­gra­ma­ções es­pe­ci­ais, mui­tas de­las con­cen­tra­das em Bonn, ci­da­de na­tal do com­po­si­tor. Lá, ha­via in­clu­si­ve o pla­no da cons­tru­ção de um no­vo teatro, que aca­bou, no en­tan­to, sen­do aban­do­na­do. Mas um fes­ti­val te­rá con­cer­tos em to­dos os 366 di­as de 2020, com o mu­seu de­di­ca­do ao com­po­si­tor mon­tan­do tam­bém exposições es­pe­ci­ais pa­ra mar­car a da­ta.

Em ou­tras ci­da­des pe­las quais pas­sou Be­etho­ven, co­mo Vi­e­na, a pro­gra­ma­ção in­clui fes­ti­vais e apre­sen­ta­ções em di­fe­ren­tes pal­cos, do Pa­lá­cio de Schön­brunn ao Mu­sik­ve­rein, pas­san­do pe­lo apar­ta­men­to on­de es­cre­veu o cé­le­bre Tes­ta­men­to de Hei­li­gens­tadt, no qual fa­la aber­ta­men­te do im­pac­to que a sur­dez co­me­ça­va a ter em sua vi­da e car­rei­ra.

No Bra­sil. O Bra­sil tam­bém par­ti­ci­pa da fes­ta, in­te­gran­do pro­je­tos in­ter­na­ci­o­nais. A Or­ques­tra Sinfô­ni­ca He­lió­po­lis, por exem­plo, é uma das pro­ta­go­nis­tas de um do­cu­men­tá­rio fei­to pe­lo ci­ne­as­ta ale­mão Claus Wi­es­ch­mann, que gra­vou apre­sen­ta­ções da Sin­fo­nia n.º 9 do com­po­si­tor em di­fe­ren­tes paí­ses do mun­do.

E a Osesp abre, em de­zem­bro, um pro­je­to do Car­ne­gie Hall tam­bém em tor­no da No­na: a obra se­rá apre­sen­ta­da ao lon­go do ano por no­ve or­ques­tras di­fe­ren­tes, em no­ve paí­ses, sem­pre com re­gên­cia da ma­es­tri­na nor­te-ame­ri­ca­na Ma­rin Al­sop. Em to­dos os con­cer­tos, o tex­to do mo­vi­men­to fi­nal da pe­ça, que fa­la de igual­da­de en­tre os ho­mens, se­rá can­ta­do em tra­du­ções pa­ra o idi­o­ma lo­cal.

RE­PRO­DU­ÇÃO

Be­etho­ven. Bra­sil par­ti­ci­pa da fes­ta com a Or­ques­tra He­lió­po­lis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.